Re: traduzir ou não, [Era Re: Fw: (ldp-br) apresentando-me]

|Henrique, este não me parece um bom argumento. Do fato de que as coisas
|são assim e assim não podemos inferir, penso, que devam ser assim e
|assim. Isto é conhecido com falácia naturalista, extrai do que é, o que
|deve ser. Você não deixará de concordar comigo que uma porção de coisas
|acontecem e não deveriam acontecer (apenas um exmplo, também um pouco
|exagerado :=), é o nazismo).

Descordo em um ponto, não seria um bom argumento se ele estivesse sozinho,
mas existem mais argumentos abaixo, só comecei meu e-mail com isso.

|Suponhamos que eu, repentinamente, torne-me menos radical e concorde com
|isto: quando não houver outra alternativa, incorporemos a palavra. Neste
|caso, contudo, penso que devemos aportuguesar a palavra, para que se
|torne uma palavra de nossa língua. Sim, eu considero isto muito
|importante, pois acredito que há uma relação entre a evolução de um
|povo e o cuidado com sua língua. Aplicativos doque seria uma boa, no teu
|exemplo.

Não descordo e nem concordo, quanto ao aportuguesamento em alguns casos
já é feito, como a palavra escanear, mas em outros não tem jeito como por
exemplo download.

|Certo. E do fato de que as pessoas compreendem o sentido de "dock" segue-
|se que não devemos traduzí-lo? Não, Henrique, é o que penso. Fosse assim,
|nossa língua sumiria, literalmente, em poucos anos, pois a capacidade
|de compreender palavras em língua inglesa aumenta vertiginosamente,
|principalmente com o advento da internet.

A lingua não some, ela modifica-se. Compare nosso idioma atual com ele a 100 anos atrás, já mudou muito, incorporou novas palavras perdeu outras.

|Penso que é nosso dever, enquanto tradutores, zelar ao máximo pela nossa
|língua. E que para fazê-lo é preciso ter bastante atenção quanto ao "isto
|não precisa traduzir, as pessoas entendem".

Quanto a isso eu concordo, mas é como o synthespian falou, temos que ser claros também, não adianta traduzir tudo, exatamente tudo, e o usuário não entender o texto pois está acostumado com os termos técnicos.

[]'s
Henrique

--
Henrique Pedroni Neto