Re: RES: Clone de micro = ghots

On Thu, 27 Oct 2005, Datacom - Tavares wrote:
On Wed, 2005-10-26 at 16:51 -0200, Thadeu Penna wrote:
Explique porque não dá..
A flexibilidade de configuracão dá margem a erros na configuracão do
clone. Dá chance ao usuário de errar. O usuário é humano. :)

Usuários erram menos no Windows ??? É bem menos flexível... O que
acontece com o dd se o usuário trocar o if pelo of (uma única letra) ?

if e of, eh soh prestar atencao no que se estah fazendo, o help e
manuais deixam bem claro. O problema nem eh trocar um por outro e sim
trocar os dispositivos em si hda, hdb .. no meio de testes voce pode se
enganar e submeter o dispositivo errado, mas isso voce sempre estarah
sujeito em qualquer estrategia.

Concordo. Então esqueçamos que usuário erra, certo ? Quem colocou esta consideração foi você ;)

Anyway, depois de fazer um script voce nao precisará ficar digitando os
comandos e a chance de erro se tornará praticamente nula.

Concordo inteiramente, por isto que o replicator é um conjunto de scripts.

Qual a vantagem de se ter um particionamento diferente na máquina
replicada? Se você quer máquinas particionadas de forma diferente, sua
matriz deve estar da forma que você deseja as cópias..

Uma instalação linux universal em micros não universais (alguns tem
windows, outros tem outra distribuição), etc... Existem tantas
justificativas para partições diferentes quanto o número de usuários.

A questao original da thread objetiva a geracao de imagens identicas
pois todas as maquinas destino sao identicas.

Por isto que eu sugeri o replicator e não o fai.

com o comando ls, com a documentação, com arquivos de configuração, etc...

Epa, ls eh um programa, um executavel, um binario.. e nao um comando..
Comandos sao builtin em outros binarios, por exemplo, os comandos
builtin da bash ou de um busybox..

Epa, eu uso o ls na linha de programa ou linha de comando ?
 command
      n 1: an authoritative direction or instruction to do something

portanto ls é um comando... procure por ls unix no google: http://www.scism.sbu.ac.uk/law/UnixStuff/ls.html The Unix list directory (ls) command. A primeira página toda se refere ao comando ls do unix...

Na Wikipedia, o primeiro exemplo de um comando do Unix é ls!!!!

Dependendo da config do kernel voce irá precisar dos arquivos
correspondentes aos dispositivos previamente no FS.
Por exemplo, a uns tempos atras era conhecido o problema de iniciares o
linux e nao teres o /dev/console :)

copiar o /dev/console não adiantaria neste caso. O device é criado e não copiado. Se eu copiar o /dev/sda de algum lugar não vai instalar uma placa SCSI no meu micro, e nem copiar /dev/video instala minha webcam...

CLARO QUE NAO! Praticamente qualquer FS eh fragmentado, uns mais outros
menos.. Soh nao se fragmentam os implementados para nao se
fragmentarem :)
O local do arquivo tem importancia no desempenho. Algumas aplicacoes
especificas, algumas maquinas dedicadas ou embarcadas possuem esse
requisito. Já li sobre os filesystems do linux darem suporte a isso..

No ext2 existem parametros de configuracao para que ele tente colocar os
arquivos de forma continua.. Isso eh configuravel..

Só é ponto para a instalação dos arquivos. Se o disco é fragmentado e usa o dd, a fragmentação segue.. instalando por arquivos, a fragmentação não existe, pois é feita de maneira contínua.

Como eu sou mais velho, eu ainda me lembro de situações onde os arquivos tinham posição definida nos disquetes: era um mecanismo básico de proteção contra cópias (o editor "carta certa" era assim). Usávamos o dd do DOS (era um utilitário do Norton Utilities :) Depois disto não me lembro de nenhum uso e se pudesse apagar a lembrança do Carta Certa, meu cerébro agradeceria pois é mais uma informação inútil.

Essa eh a principal diferenca de alguem da fisica na computacao e de
alguem com a bagagem e graduacao em ciencia da computacao..
Jah observei isso algumas vezes em outros locais e no "mundo real"..

Não seja preconceituoso. Vejamos: ENIAC - balística(física) -
Atanasoff Berry - primeiro computador eletrônico - Física de IOWA
von Neumann - matemático e com grandes contribuições à Física - algoritmos, etc..
Bardeen, Schockley - físicos - transistor
Arthur, Cho - MBE manipulação de átomos em camadas.
Dennis Ritchie - Unix e C  - bacharel em física
McIlroy - pipes, filtros e vários comandos Unix - físico
Nick Holonyak - físico - LEDs Einstein e outros - previsão e desenvolvimento dos lasers Stallman - físico - GNU CERN - físicos - WWW, servidores Web meios magnéticos - física - dados em quantidade labs da IBM - físicos Hopfield- físico - redes neurais computadores mais rápidos no Top 500 - laboratórios de pesquisa Hubberman, Barabazi - física - grafos, redes scale-free - robutez da Internet
Bill Gates - não sabe nada de física.

gostaria muito de ver mais contribuições para o mundo real do pessoal da "Ciência da Computação". É uma das minha críticas mais ferozes (veja o material do "Debian em universidades" que apresentei duas vezes no Dia-D). Enquanto houver a falácia do "formamos para o mercado", vai continuar dependendo dos físicos e engenheiros para desenvolver os métodos computacionais. Apesar de apaixonante, isto é off-topic.....

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física ---Debian- Universidade Federal Fluminense Alpha/i386