Re: RES: Clone de micro = ghots

Datacom - Tavares escreveu:

> Dah muita margem a erros..

Não dá...

> Eh o tipo de coisa que precisas testar algumas vezes antes de botar em
> pratica.
> Nao podes simplesmente mandar dar um rsync ou tar ou seja lah o que for
> direto na raiz..

E quem disse que o replicator é isto?? Se fosse, não seria um pacote e
sim um comando...

> E o /dev? E o /proc? Muita coisa deve ser levada em conta..

você nunca usou o replicator, não é ? O replicator não é um rsync de uma
partição para outra. Veja em replicator.sf.net. Não precisa testar: se
uma máquina funciona, então a outra funciona também. O replicator não
copia o /proc/, /dev, /var/spool/umontedecoisas, etc.. só o que é
necessário. Como saber o que é necessário ? O programa está na versão 3
e foi testada por muiiiiiita gente, desde o potato..

> Com o replicator, como fica o boot? o rsync nao vai escrever ele? Como
> ficam as definicoes de particoes? Este tipo de coisa nao serah clonada?

Se quiser clone o esquema de partições, se não quiser não clone. Isto é
o que eu chamo de flexível. Ele vai copiar o /usr de um para outro, como
vc mesmo disse, arquivo por arquivo. Se for diferente o esquema de
partições, é só o fstab que será diferente.

O boot não é clonado, copia-se o lilo.conf e roda o lilo na máquina
clone, depois de copiados os arquivos. O que eu coloco no postinst do
replicator é reconfigurar o ssh (para gerar as chaves diferentes da
máquina padrão) e eventualmente o xserver-xfree86 pois temos teclados
diferentes aqui (us e abnt2). Só...

> Tenho certeza de que o Unison nao eh a ferramenta correta, apenas o
> citei, jah que eh uma ferramenta de sincronismo muito util, two-way (ao
> contrario do rsync) e pouco conhecida.

Sim. Só que você não vai querer um two-way onde um máquina não foi
instalada ainda, certo ??

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386