Re: RES: Clone de micro = ghots

Já fiz instalações em massa com o partimage, fai e replicator e respondo a seis mensagens por mês nesta lista sobre este assunto. Vou tentar resumir minhas impressões (não vou comentar o dd pois imagino que queira fazer a instalação pela rede):

a) partimage: cópia fiel do disco via rede. Rápido e pouco flexível (embora seja possível redimensionar as partições). Não é totalmente automatizado. Gasta muito espaço em disco dependendo da imagem (se compactar a imagem, fica bem mais lento). Se modificar a instalação padrão e quiser repetir em mais uma outra máquina, terá que recriar a imagem.

b) fai: rápido se tiver um mirror interno, trabalhoso e extremamente flexível. Pode-se criar classes para instalar computadores diferentes e seleção de pacotes diferentes. Um pé no saco se tiver que instalar programas que não estão no Debian (drivers proprietários, softwares comerciais, etc..). Só vale a pena se for instalar em grandes quantidades iguais ou com grupos de trabalho bem definidos (levei uma semana para acertar uma instalação). Não precisa de um micro padrão já instalado, mas ajuda bastante para copiar o debconf, etc. É extremamente recomendável que se conheça bem como o sistema de empacotamento funciona, já que só instala os .deb facilmente (os outros tem que ser na mão). Usa o apt-get ou aptitude

c) replicator: rápido e o mais fácil de configurar. Não é tão flexível quanto o fai mas o investimento inicial é bem menor. Faz a imagem de um micro já instalado e que é recomendado que não seja modificado. É recomendável o conhecimento de programação em bash ou perl, etc.. para criar scripts de configuração. Usa o rsync.

No seu caso, sem dúvida partiria para o replicator...