Re: RES: Clone de micro = ghots

On Wed, 2005-10-26 at 16:51 -0200, Thadeu Penna wrote:

> Usuários erram menos no Windows ??? É bem menos flexível... O que
> acontece com o dd se o usuário trocar o if pelo of (uma única letra) ?

Nao dah pra comparar.. Em um sistema que engana o usuario fazendo-o
clicar em Iniciar para Desligar, tudo eh possivel.. Na verdade, usar
windows eh muito dificil e ele mesmo forca os usuarios ao erro.

if e of, eh soh prestar atencao no que se estah fazendo, o help e
manuais deixam bem claro. O problema nem eh trocar um por outro e sim
trocar os dispositivos em si hda, hdb .. no meio de testes voce pode se
enganar e submeter o dispositivo errado, mas isso voce sempre estarah
sujeito em qualquer estrategia.

Anyway, depois de fazer um script voce nao precisará ficar digitando os
comandos e a chance de erro se tornará praticamente nula.

> Uma instalação linux universal em micros não universais (alguns tem
> windows, outros tem outra distribuição), etc... Existem tantas
> justificativas para partições diferentes quanto o número de usuários.

A questao original da thread objetiva a geracao de imagens identicas
pois todas as maquinas destino sao identicas.

> Exemplos
> Um comando :
> ls
> um pacote:
> coreutils
> com o comando ls, com a documentação, com arquivos de configuração, etc...

Epa, ls eh um programa, um executavel, um binario.. e nao um comando..
Comandos sao builtin em outros binarios, por exemplo, os comandos
builtin da bash ou de um busybox..

> Nunca vi ninguém copiar o /dev/. Existem o udev, devfs, MAKEDEV, etc..

Dependendo da config do kernel voce irá precisar dos arquivos
correspondentes aos dispositivos previamente no FS.
Por exemplo, a uns tempos atras era conhecido o problema de iniciares o
linux e nao teres o /dev/console :)

> Eu tenho mais de 40. Mas se ler o changelog do coreutils e do tar, já
> sofreram várias atualizações ainda este ano...

Tio.. :) Sim, estao sempre sendo corrigidos ou alterados para suportarem
novas tecnologias..
Outro argumento: sao mais difundidos e isso resulta em menor chance de
possuirem erros.. Mais gente usa, mais bug eh reportado e corrigido..
Simples, nao?

> Ah,, você não está falando de Linux, está falando de clonar Windows, não
> é? Pois não entendo nada sobre fragmentação e nem localização de
> arquivos. O kernel (vmlinuz) é um arquivo binário, como outro qualquer.
> Não precisa atualizar o lilo se mover o kernel de inode (desde que
> dentro da mesma partição). O local do arquivo (no mundo linux) não tem a
> menor importância...

CLARO QUE NAO! Praticamente qualquer FS eh fragmentado, uns mais outros
menos.. Soh nao se fragmentam os implementados para nao se
fragmentarem :)
O local do arquivo tem importancia no desempenho. Algumas aplicacoes
especificas, algumas maquinas dedicadas ou embarcadas possuem esse
requisito. Já li sobre os filesystems do linux darem suporte a isso..

No ext2 existem parametros de configuracao para que ele tente colocar os
arquivos de forma continua.. Isso eh configuravel..

> SSH instalado onde ? Se for no HD, tem que particionar, configurar a
> rede e baixar o pacote. Não é isto que o replicator faz. Já que você não
> quer ler a documentação, aí vai o resumo:
> a) monta uma partição / via nfs do servidor
> b) formata o disco, cria partições,etc..
> c) copia via rsync da máquina a ser copiada
> d) opcionalmente atualiza arquivos de configuração ou reconfigura
> pacotes em uma jaula chroot. Roda o lilo.
> e) reboota e pronto (com pouquíssimas intervenções)

Nao lerei a documentacao pois existe n aplicacoes capazes de fazer o
mesmo..

Pois eh, com o Unison, que nao eh uma ferramenta dedicada a isso voce
faz o mesmo! Detalhe, falei em "pull" acima e eh "push" o correto..

Com o Unison voce pode comecar a instalacao da maquina escrava,
particionar, colocar o base, configurar a rede e instalar um ssh..
A partir disso voce clona todo o conteudo do HD empurrando do mestre
para o escravo inclusive o banco de dados de pacotes instalados..
Entao voce soh tera de escrever o lilo e pronto..

Alem da nossa diferenca de idade, em nossos argumentos vemos
precisamente o quanto diferimos nos nossos pontos de vista visto que
teus argumentos sao bem menos preocupados com o estado do sistema e o
que estah acontecendo com ele.

Essa eh a principal diferenca de alguem da fisica na computacao e de
alguem com a bagagem e graduacao em ciencia da computacao..
Jah observei isso algumas vezes em outros locais e no "mundo real"..

Estou com uma thread em paralela a essa sobre estrategias de backup,
convido voce a discutir comigo..

--

[]
JA Tavares