Re: RES: Clone de micro = ghots

On Tue, 2005-10-25 at 11:04 -0200, Thadeu Penna wrote:
> Já fiz instalações em massa com o partimage, fai e replicator e respondo a
> seis mensagens por mês nesta lista sobre este assunto. Vou tentar resumir
> minhas impressões (não vou comentar o dd pois imagino que queira fazer a
> instalação pela rede):

Eh possivel usar o dd pela rede tanto com o netcat quanto com uma
conexao criptografada. Nao descarte ele pois eh uma opcao muito simples
e pode ser bem pratica.

> c) replicator: rápido e o mais fácil de configurar.
> Não é tão flexível  quanto o fai mas o investimento inicial é bem menor.
> Faz a imagem de um micro já instalado e que é recomendado que não seja
> modificado. É recomendável o conhecimento de programação em bash ou perl,
> etc.. para criar scripts de configuração. Usa o rsync.
>
> No seu caso, sem dúvida partiria para o replicator...

Pois eh, mas o replicator faz uma copia em nivel de arquivos, enquanto o
partimage, dd, etc, faz copia direto dos blocos do disco.

Acho que para o caso de ficar restaurando a toda hora sem se preocupar
com reconfigurar o sistema, uma copia em mais baixo nivel seria o
ideal..

Para copias em nivel de arquivos, o Unison eh uma ferramenta muito
interessante e que agora possui uma interface grafica que facilita
bastante e evita erros..

--

[]
JA Tavares