Re: RES: Clone de micro = ghots

Vamos lá...

Datacom - Tavares escreveu:

> Explique porque não dá..
> A flexibilidade de configuracão dá margem a erros na configuracão do
> clone. Dá chance ao usuário de errar. O usuário é humano. :)

Usuários erram menos no Windows ??? É bem menos flexível... O que
acontece com o dd se o usuário trocar o if pelo of (uma única letra) ?

> Qual a vantagem de se ter um particionamento diferente na máquina
> replicada? Se você quer máquinas particionadas de forma diferente, sua
> matriz deve estar da forma que você deseja as cópias..

Uma instalação linux universal em micros não universais (alguns tem
windows, outros tem outra distribuição), etc... Existem tantas
justificativas para partições diferentes quanto o número de usuários.

> Comandos? Exemplifique..
> Até o dd faz parte de um pacote.. Não entendi..

Exemplos
Um comando :
ls
um pacote:
coreutils
com o comando ls, com a documentação, com arquivos de configuração, etc...

> Não pois não vejo uma situacão onde ele seria útil e que eu não pudesse
> fazer de outras formas.. :)
> Mas o /dev é necessário e deve ser copiado :P

Nunca vi ninguém copiar o /dev/. Existem o udev, devfs, MAKEDEV, etc..

> Pois é, o tar, o dd, o cpio nem precisam ser testados por um monte de
> gente.. eles estão ai desde que você nasceu :)

Eu tenho mais de 40. Mas se ler o changelog do coreutils e do tar, já
sofreram várias atualizações ainda este ano...

> Não, não é só o fstab, é a quantidade de blocos em cada particão, é o
> tamanho e localizacão delas, é a localizacão e fragmentacão dos
> arquivos, etc, etc, tudo está sendo colocado em locais diferentes.. Até
> mesmo o lilo ou outro boot manager não apontará para a localizacão
> correta do kernel. Ao fim da cópia não tens um clone fiel. Se não tens
> um clone fiel, não podes dar 100% de certeza que irá funcionar..

Ah,, você não está falando de Linux, está falando de clonar Windows, não
é? Pois não entendo nada sobre fragmentação e nem localização de
arquivos. O kernel (vmlinuz) é um arquivo binário, como outro qualquer.
Não precisa atualizar o lilo se mover o kernel de inode (desde que
dentro da mesma partição). O local do arquivo (no mundo linux) não tem a
menor importância...

> Mas uma coisa que eu não havia pensado.. Com o Unison (grafico!
> inclusive) em uma máquina mestre/matriz, você pode instalar a partir de
> outra fonte o base e mais um sshd na máquina a ser clonada e fazer um
> pull de todo o filesystem da matriz para as máquinas a serem clonadas
> resultando exatamente no mesmo que o seu replicator faz.. :) Cópia em
> nível de arquivos ..

SSH instalado onde ? Se for no HD, tem que particionar, configurar a
rede e baixar o pacote. Não é isto que o replicator faz. Já que você não
quer ler a documentação, aí vai o resumo:
a) monta uma partição / via nfs do servidor
b) formata o disco, cria partições,etc..
c) copia via rsync da máquina a ser copiada
d) opcionalmente atualiza arquivos de configuração ou reconfigura
pacotes em uma jaula chroot. Roda o lilo.
e) reboota e pronto (com pouquíssimas intervenções)

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386