Re: Conhecendo ferramentas de Virtualização

Grande André Ribas!

Ontem levantei a minha primeira VM em cima do KVM e como vc mesmo disse fiquei fascinado pois é um processo simples e que traz um universo muito grande de vantagens. Fucei tudo o que pude e continuarei fuçando, aumento e diminuiçao de memória e processadores, redimenssionamento de disco, realmente é muito legal. Na semana que vai entrar vou fazer testes e simulações quanto ao backup ainda estou confuso quanto a esse conceito pois não sei se fazer um clone através do virt-manager já seria uma forma de backup ou se terei que salvar as imagens. Levantei até agora uma VM e com .img e por enquanto estou gostando. Como está o desempenho da interface de rede nos seus testes?  Vc está conseguindo que suas VMs falem a giga? Qual o adaptador vc está usando andei lendo sobre o "virtio", "e1000", "rtk8139" entre outras, me pareceu claro que a VM simula o drive dessas interfaces e que a "virtio" seria a melhor segundo uma leitura que fiz neste site: http://www.linux-kvm.org/page/Using_VirtIO_NIC, para um marinheiro de 1º viagem claro escolheria logo a "e1000". Uma coisa... Estou sentindo falta de um virtual-maneger para windows para que outros adms de TI do meu trabalho possam monitorar e/ou configurar as VMs, vc conhece algum? Abraços,

Moksha

Em 16 de dezembro de 2011 14:49, André Ribas <andreribas@gmail.com> escreveu:
Em 16 de dezembro de 2011 14:30, Moksha Tux <govatux@gmail.com> escreveu:
> Grande André e demais amigos da lista!

Olá Moksha,

> [...]
> Andei lendo que existe duas maneiras de criar as máquinas virtuais, uma é
> uma imagem no próprio /var/lib/libvirt/image/vm.img e a outra seria usando
> LVM. Li em alguns lugares que se o servidor virtual necessitar de muita
> leitura e escrita em disco o melhor seria fazer em LVM, em termos gerais
> existe muita diferênça entre levantar uma VM entre LVM ou .img? É
> expressamente desaconselhável levantar VMs com .img? Existe alguém aqui na
> lista que possui suas VMs em KVM mas somente  .img? Desde já muito obrigado

Cara, esse universo do kvm, e da virtualização como um todo no linux,
é realmente fascinante. Sinto uma atração muito grande por este
assunto desde que eu era bem novo e já brincava com máquinas virtuais
no vmware.

Quanto à sua questão dos arquivos .img e das partições LVM, eu não fui
muito atrás, mas por eu já ter preferido de cara a opção com LVM pois
assim tenho muitas vantagens como não precisar me preocupar com o
tamanho da partição onde ficarão as máquinas virtuais, a possibilidade
de se alterar o tamanho das partições de forma online e o recurso de
snapshots para a execução dos backups.

Outro ponto a se analisar é que o acesso à partições LVM é, na
verdade, um acesso RAW (cru) e portanto você remove algumas camadas do
caminho do sistema operacional guest. Não fui atrás de testes mas
tenho quase certeza que desta forma o acesso é mais rápido também.

> Moksha

Att.
André Ribas