Re: Conhecendo ferramentas de Virtualização

Eu também recomendo o kvm.
Uma curiosidade: um dos mantenedores do kvm é o brasileiro Marcelo Tosatti.
O colega debiano André Felipe Machado escreveu um artigo muito interessante, que talvez te ajude, intitulado "Virtualização e serviço de arquivos em cluster de alta disponibilidade com Debian Etch, com redundância, espelhamento, replicação, em ambientes de desenvolvimento".
http://www.techforce.com.br/news/linux_blog/virtualizacao_e_servico_de_arquivos_em_cluster_ha_com_debian_etch_parte_1
http://www.techforce.com.br/news/linux_blog/virtualizacao_e_servico_de_arquivos_em_cluster_ha_com_debian_etch_parte_2
http://www.techforce.com.br/news/linux_blog/virtualizacao_e_servico_de_arquivos_em_cluster_ha_com_debian_etch_parte_3

Em 14 de dezembro de 2011 15:43, André Ribas <andreribas@gmail.com> escreveu:
Em 14 de dezembro de 2011 15:23, Moksha Tux <govatux@gmail.com> escreveu:
> [...]
> o seguinte link: http://www.openvirtualizationalliance.org/ parece que a Red
> Hat é uma das líderes deste projeto mas depois que visitei este link:
> http://et.redhat.com/ me pareceu que este projeto pertença a Red Hat por
> favor corrija-me se estiver falando alguma besteira. Mesmo que o KVM venha a
> ser um projeto de RH, o uso e suporte dele para Debian e/ou Ubuntu corre
> algum risco? Peço perdão por tanta pergunta e na sua maioria imatura mas
> quanto mais eu leio sobre o assunto sou apresentado a soluções bastante
> maduras e elogiadas e o KVM é uma delas. Abraços,

Olá Moksha, ambos estamos no mesmo barco. Também estou começando agora
e sei pouco ainda, então nenhuma pergunta sua parecer-me-á imatura.
Muito pelo contrário, a curiosidade e a vontade de aprender demonstram
que você está no caminho certo.

Pelo que me lembro da história do KVM ele foi desenvolvido por uma
empresa (que não me recordo o nome) que posteriormente foi incorporada
pela Red Hat. A Red Hat abriu o código fonte (ou já era aberto, não
sei) e fez tudo o que foi necessário para adicioná-lo ao kernel do
linux, pois na época o xen, apesar de bastante popular, tinha *muito*
chão pela frente para ser adicionado ao kernel.

Quanto ao risco de a Red Hat "fechar o código" ou algo assim eu acho
bastante remoto, senão impossível, já que a licença do kvm é GPL e o
mesmo já se encontra no código mainline do Linux. Sendo assim,
qualquer máquina que rode Linux superior ao 2.6.20, independente de
distribuição, e que tenha suporte por hardware à virtualização deverá
rodar o KVM sem problema algum.

> Moksha

Att.
André Ribas