Re: Conhecendo ferramentas de Virtualização

Grande André e demais amigos da lista!

Estou começando o meu universo no KVM e estou gostando muito. Curiosidade... Andei lendo que existe duas maneiras de criar as máquinas virtuais, uma é uma imagem no próprio /var/lib/libvirt/image/vm.img e a outra seria usando LVM. Li em alguns lugares que se o servidor virtual necessitar de muita leitura e escrita em disco o melhor seria fazer em LVM, em termos gerais existe muita diferênça entre levantar uma VM entre LVM ou .img? É expressamente desaconselhável levantar VMs com .img? Existe alguém aqui na lista que possui suas VMs em KVM mas somente  .img? Desde já muito obrigado por tudo.

Moksha

Em 14 de dezembro de 2011 16:01, André Ribas <andreribas@gmail.com> escreveu:
Em 14 de dezembro de 2011 15:53, Moksha Tux <govatux@gmail.com> escreveu:
> Poxa André muito obrigado por tudo! Vamos fazer assim... Qualquer progresso
> que eu tiver e se for relevante eu colaborarei não só com vc mas com toda a
> lista. Seria possível vc me indicar as fontes de consulta que vc usa para
> instalar o KVM e máquinas virtuais? Mesmo assim já estou procurando por
> aqui. Abraços,

Olá Moksha, claro que podemos ir trocando figurinhas sim, sem problemas. =)

Quanto às fontes, na verdade eu devo ter lido mais de 30 páginas sobre
kvm e nunca entendi direito qual que era a do bixinho, hehehe.

Então eu resolvi tentar entender os conceitos e fui atrás das
ferramentas. Sempre ouvi falar muito da tal da libvirt e quando
entendi ela consegui entender todo o resto.

Na verdade eu estou pensando em escrever um artigo sobre isso, mas tem
me faltado tempo. A ideia do artigo é colocar em ordem na minha cabeça
tudo isso que eu estou aprendendo sobre virtualização no Linux.

Mas a melhor fonte pra você começar é:

root@server ~# aptitude install libvirt-bin

root@workstation ~# aptitude install virt-manager

Com isso você já consegue ir vendo na prática o que é cada coisa e na
dúvida da um grito aqui, hehehe. ;)

> Moksha

Att.
André Ribas