Re: Conhecendo ferramentas de Virtualização

Olá.

Já que esta iniciando, sugiro ir de KVM.  Entre no site da OVA (http://www.openvirtualizationalliance.org/)  e veja a proposta deles.

att,
Felipe Rocha

2011/12/12 Moksha Tux <govatux@gmail.com>
Boa tarde Lista!

Por estar me adentrando agora no mundo de Virtualizalçao peço humildemente a colaboração de todos vcs da lista. O propósito de eu compartilhar com vcs este e-mail é justamente o estudo que estou fazendo para me iniciar neste mundo de virtualização e ouvir conselhos de vcs usuários e profissionais com qualificações reconhecidamente superior a minha. Estou estudando a respeito das várias ferramentas de virtualização do mercado a saber as mais maduras, Xen, VMware e KVM, mas foi no Xen que achei uma quantidade maior de documentação, minhas dúvidas iniciais que reporto a vcs são... Com a compra do Xen pela CITRIX corre o risco do xen hypervisor deixar de ser free ou  vir a ser uma solução de nível baixo? Seria mais cômodo e inteligente eu passar a adotar o Citrix Xenserver que é uma versão free que a própria Citrix disponibiliza? Há o risco de um dia a Citrix deixar de disponibilizar a versão free do xenserver? Pergunto isto pois me preocupa muito a idéia de eu implementar uma das duas soluções aqui na empresa e depois de eu estar com um ambiente maduro e consolidado de virtualizaçõa e não poder mais contar com as soluções da xen tanto citrix quanto hypervisor que é disponibilizado nos repositórios do Debian. Outra coisa e por falar em Debian... sou um usuário satisfeito da distribuição Debian  e me alegro muito em saber que tudo que pretendo fazer já encontro pacotes estáveis em seus repositórios. Alguém aqui da lista tem experiência com o xen rodando em Debian e qual o seu nível de satisfação? Os pacotes free do Xen nos repositórios do Debian já são satisfatório para eu migrar o park do ambiente corporativo aqui da empresa? Será que pelo Xen ter sido comprada pela Citrx eu deveria ficar meio que "escravo" do Xenserver da Citrix que justamente por isso a versão open sairia dos planos dos desenvolvedores do Debian em mantê-lo em seus repositórios oficiais? Peço perdão pelo nível das perguntas mas não quero iniciar este projeto sem me calçar de boas justificativas. Abraços,

Moksha

--
  Ao encaminhar e-mails use SEMPRE o campo CCO ou BCC para não expor a lista de destinatários e também APAGUE qualquer e-mail contido no corpo da mensagem. Estas são medidas SIMPLES para reduzir o recebimento de SPAM.

  When forwarding e-mails, ALWAYS use the field BCC or CCO to not expose the list of recipients and also DELETE all e-mails within the body of the message. Those are SIMPLE acts to reduce the receiving of SPAM.