Re: Conhecendo ferramentas de Virtualização

Olá pessoal,

eu pretendia responder na outra thread mas acabei me ocupando por aqui
e não consegui, mas agora vou compartilhar o que eu tenho
experimentado. Eu tenho estudado um pouco essa questão de
virtualização e tenho tido a preocupação de dedicar meu tempo à algo
que seja viável à longo prazo. Não quero aprender algo que mude depois
de um tempo ou que tenha sua licença alterada e não me permita mais
utilizar aquela solução. Quero também evitar ter que lidar com
migrações entre tecnologias diferentes. Sei que este mundo não é
perfeito e que situações adversas podem acontecer, mas planejando um
pouco prefiro evita-las.

Enfim, o pouco que eu sei até agora sobre o xen é que na versão 3.0 do
kernel foi finalmente incorporado ao código do linux o que faltava
para que a máquina seja um host (hypervisor) pois até então só
tinha-se adicionado o código referente à máquinas guests (Virtual
machines com paravirtualização).

O xen é mais antigo que o kvm e por isso tem uma comunidade mais,
digamos, animada e experiente. No entanto o kvm já se incorporou no
kernel do linux há algum tempo e está bastante maduro. Em alguns
testes que eu vi por aí a diferença de performance entre os dois não é
muito grande não então eu particularmente prefiro o kvm por não ter
que me preocupar com patches e afins. Já tive a experiência com o
openvz (não é exatamente virtualização mas conteinerização e funciona
muito bem para serviços web e de banco de dados) e não gostei de ficar
dependendo de patches obscuros e de empresas por trás dessas soluções.

Quanto às ferramentas para a operação desses hypervisors, eu sugiro
fortemente a utilização da libvirt, que é uma API de abstração para as
tarefas mais comuns em virtualização. Com a libvirt você utiliza a
mesma ferramenta tanto para administrar um servidor rodando xen, kvm,
openvz, lxc, vmware etc. Em linha de comando a ferramenta é a virsh
(VIRtual SHell) para a administração e a virt-inst para a instalação.
Eu particularmente preferi utilizar a ferramenta gráfica virt-manager
(tanto o virsh quanto o virt-manager são implementações sobre a
libvirt).

No meu caso, o virt-manager está rodando em minha workstation e eu
posso me conectar à diversos servidores simultaneamente observando
seus consumos de recursos. A experiência de usuário é a mesma de se
utilizar o virtualbox, porém de forma *bem* mais profissional pois não
há a necessidade de se instalar interface gráfica no servidor, apenas
o serviço libvirtd (pacote libvirt-bin).

Mesmo que sua escolha seja o xen, eu sugiro que olhe para a libvirt.
Quaisquer dúvidas que vocês possam ter podemos trocar mais informações
pois eu também estou apenas começando a aprender sobre este tema tão
fascinante e sendo assim eu já aviso que posso estar errado em alguns
pontos. Se quiserem dou mais detalhes do que eu tenho descoberto e
utilizado como por exemplo a utilização de LVM2 com o KVM e a libvirt.
;)

Atenciosamente
André Ribas