Re: Conhecendo ferramentas de Virtualização

Em 14 de dezembro de 2011 14:18, Moksha Tux <govatux@gmail.com> escreveu:
> Prezado André Ribas!

Olá Moksha

> Muito obrigado pela sua grande colaboração à minha pesquisa. Vc usa o KVM em
> Debian? Eu posso fazer um espelhamento do KVM para um outro servidor para
> prevenção de falhas? Como é feito o esquema de backup da imagem da máquina
> virtual? É o mesmo princípio do Xen? Desde já, muito obrigado.

Sim, eu utilizo o KVM no Debian. Só tive que atualizar o kernel com o
backports, mas isso foi por causa de um bug no módulo da placa de rede
e não por algo diretamente relacionado à virtualização.

Me perdoe mas não conheço os recursos do xen, no entanto você pode
utilizar DRDB para sincronizar os discos das máquinas virtuais e com
mais alguns recursos (que eu não domino) como heartbeat você consegue
criar um serviço de HA (alta disponibilidade).

Quanto aos backups. Bom, eu estou utilizando a libvirt com um pool em
LVM2, assim eu consigo criar partições para as VMs e se eu quiser
fazer backup de alguma delas basta criar um snapshot via LVM e efetuar
o backup.

> Moksha

Att.
André Ribas