Re: Divisões, Meritocracia e DoOcracy (era: Re: Confirmação de leitura (era: Netiqueta em listas de discussão))

* Felipe Augusto van de Wiel (faw) (felipe@cathedrallabs.org) wrote:

[cut]

>   o Debian é uma meritocracia,

Esta é a fonte de discordia que vira e mexe alimenta *essa* lista. O
Brasil tem uma cultura organizacional baseada na democracia tradicional,
nascida no tempo que não existia imprensa, religião, superpopulação e outras
"instituições". Naquele tempo existia apenas o poder belico/econômico que
separava os "cidadãos" dos escravos. Estes ultimos não contavam, então
os "cidadãos reuniam-se em uma praça para decidir onde será a proxima
festa.

Hoje esta democracia é completamente inviável, pois as megalopolis
superpovoadas são incapazes de decidir coisas simples, e os antigos
escravos continuam alijados do processo, uma vez que imprensa, religião,
poder economico e outras "instituições" manipulam suas mentes de forma a
impedir que eles tenham poniões próprias a manifestar.

Fingimos que somos democraticos, não se pode falar em separação porque é
politicamente incorreto. Se a separação for de gay ou negro dá até
cadeia.

O projeto debian é uma meritocracia, ou seja: é feito aquilo que alguém
faz, e como é feito é decidido por quem faz. Quem quiser que seja feito
diferente, que pegue e faça diferente.

> há quem ache que os DDs deveriam voar e ter
> superpoderes.

Não existe quem ache isso, mas sim alguns DDs acham que eles devem ter
superpoderes. Mas isso é natural. É da alma humana. Conheço um cara que
mora com a familia num apartamento minusculo de 40m² que vale 25 mil
reais, e tem um carro importado que vale 120 mil reais. Isso é da alma
humana. Querer ser reconhecido pelo que faz é da alma humana. Os DDs são
humanos, logo sentem-se envaidecidos quando alguém fala bem e ficam
raivosos quando alguém fala mal. Conheço um que uma vez por dia procura
seu nome ou seus pacotes ou escritos seus no google para ver quem citou
ele, e quando  a citação é boa ele manda um "muito obrigado", quando a
citação é ruim ele pede explicações. Quando alguém usa algum artigo dele
sem citar a fonte então, o cara fica puto! Isso é da alma humana. O
Roberto marinho escreveu um esnaio autobiografico de umas 100 paginas só
para entrar para a academia brasileira de letras, isso é da alma humana.
Já o Carlos Drummond de Andrade nem concorrer quis. Isso é da alama
humana.

Eu não quero me tornar um DD, porque não tenho tempo. E ficar sendo
bajulado por aí não é prioridade de minha alma humana. Se tivesse tempo
eu até contribuiria diretamente para o projeto, como colaboro com
pequenas ações em outros projetos de inclusão social com Software Livre,
mas sem me tornar um DD. Se eu ganhasse na mega-sena eu colaboraria
financeiramente com o projeto, sem me tornar um DD. Isso é da alma
humana.

O que não é da alama humana, e sim da cultura brasileira, e achar que as
coisas são feitas por alguém que nem sabemos quem é, mas não interessa
porque já está feito mesmo né?

--
Existem muitas semelhanças entre a colonização eletrônica e o
sistema colonial antigo. [...] O sistema colonial recruta elites