Re: Divisões, Meritocracia e DoOcracy (era: Re: Confirmação de leitura (era: Netiqueta em listas de discussão))

No dia 18/02/2007 às 19:07,
"Felipe Augusto van de Wiel (faw)" <felipe@cathedrallabs.org> escreveu:

> 	Tudo sobre listas está disponível em arquivos, não é um clube
> fechado, as estatísticas e as razões estão documentadas nos arquivos
> públicos das listas do Debian, foi assim que eu aprendi sobre elas, e
> por isso que eu sempre digo que as pessoas falam do que não sabem.

Felipe, vamos por partes

Primeiro, sou usuário do sistema há no mínimo 4 anos. Pode parecer que
não, mas minhas críticas são para ajudar. Não troco de distro por nada,
nem mesmo por não gostar de alguns comportamentos.

E se falo do que não sei, é talvez porque para um 'usuário comum' não
seja tão simples conhecer todos os detalhes do debian, inclusive por
falta de tempo. Não precisa ficar irritado.

> 	Com certeza há muitos, e eu só senti a distância diminuir quando
> comecei a ajudar. Isso é subjetivo? Com certeza é! E sou sincero em dizer
> que ficaria feliz em saber o que seria possível fazer para reduzir esta
> distância.

Hum, ouvir comentários como o meu sem ficar p da vida seria um bom
começo.

> [...]
> Team, e entendo que o atraso foi culpa do kernel que ainda não está
> pronto. Infelizmente essas coisas acontecem. Seria possível lançar
> assim mesmo? Sim! Mas não com a qualidade que se espera do Debian.
>
> 	É por isso que essa picuinha com datas é algo pequeno perto
> do tanto de ajuda que o Debian precisa. É ruim pra imagem do projeto
> atrasar a data? Claro que é! Ninguém discutiu isso. Mas porque
> continuar chutando o cachorro que já está morto? Se você só vai parar
> de chutá-lo quando ele latir, vai chutá-lo por muito tempo.

Ninguém está chutando nada. Faço autocrítica do meu trabalho o tempo
todo. Não sou perfeito e não espero perfeição do debian. Mas ou estou
ficando maluco ou na outra thread vc pensava diferente.

> 	Leia a "thread" novamente e diga se eu disse que há motivos
> ocultos?  Nada to que falei aqui é oculto, tudo está na Internet
> nas listas do Debian. O que me leva a crer que ou as pessoas não tem
> tempo pra procurar, ou elas não tem paciência ou elas não sabem onde
> procurar, de um jeito ou de outro, não me agrada a idéia de ver o
> projeto ser atacado por quem não tem conhecimento de causa, em
> especial porque há vários usuários nesta lista que tem pouco contato
> com Software Livre e com Debian em geral, pois estão começando.

Aqui que divergimos totalmente. Quem está atacando o projeto? Eu? Por
comentar o que sentia?

Francamente, leia de novo a minha mensagem. Em que momento estou
'atacando'? Veja como há distância entre nós. Um comentário que não é só
elogios e vc fica se sentindo 'atacado'. Tsc, tsc. Não precisa ficar
bravo assim. Estamos do mesmo lado, não tente colocar as coisas como se
eu fosse um estranho no ninho, pois não sou :-)

E outra coisa. Sou um usuário da distro, comentei algo e no parágrafo
acima vc se refere a mim como 'quem não tem conhecimento de causa', ou
que está atacando o projeto. Ora, acorde! Eu sou um dos caras que usa o
debian, não tenho direito de opinar?

O projeto é seu? Eu me sinto tão parte do projeto quanto poderia. Eu uso
essa distro para tudo, desde trabalho até diversão. Ela é minha também.
Portanto, não coloque as coisas como se eu fosse um estranho atirando
pedras no 'projeto'. Veja com calma o que eu escrevi.

> [...]
> e que tentam ajudar (como o andrelop, hmh, otavio) trataram vocês mal?
> Na -devel-portuguese procuramos ajudar, damos orientações, na
> - -l10n-portuguese também, mas na d-u-p vez por outra alguém (que
> teoricamente *gosta* do Debian) levanta do nada com um porrete na mão
> e desce o braço no Projeto.
>
> 	O Debian faz uma distro para os usuários, há vários voluntários
> trabalhando pra isso, colocar todos os que colaboram no mesmo balaio de
> gatos que os DDs que não sabem viver bem em sociedade é, no mínimo, falta
> de consideração com as horas e horas de trabalho deles.

Não conheço os 1000 e tantos DDs. Mas que não me sinto próximo dos que
conheço, isso é um fato. Um dos motivos está explicado acima, na reação
intempestiva que vc teve a uma simples crítica.

> 	Ninguém falou isso. Não confunda as coisas. Eu não disse
> que usuários são bobões e por isso valorizo a participação de todos
> na d-u-p. Se você está aqui a 4 anos deve saber que eu normalmente
> não me envolvo em "flame fests" e sempre procuro trazer informações
> atualizadas e novidades do que acontece na áreas de desenvolvimento
> que atuo.

Isso é verdade. Mas não considero nossa discussão atual um flame-fest.
Vc considera?

[...]

> 	Minha oferta de ajudar continua de pé, seja com tradução,
> seja com contatos, seja com explicações. Agora, alguém vem aqui,
> agride o projeto, pisa no trabalho de um monte de gente que eu
> respeito e admiro (pessoas que dedicaram um tempo incrivelmente
> grande pra poder contribuir e ajudar o mínimo que fosse) e espera
> que as informações caiam do céu com detalhes como se fossem flocos
> de neve? Sinto muito, mas não é _bem_ assim que funciona, ser
> agressivo não vai garantir pontos (e muito menos me motivar) pra eu
> mandar URLs específicas com a história ou explicações detalhadas.

De novo eu estou pasmo! Quem agrediu o projeto?
Quem pisou no trabalho de um monte de gente?
Eu?
Quem foi agressivo, além de vc agora?

"...ser agressivo não vai garantir pontos..."

Tchê, estou pensando seriamente que algum de nós dois está lendo a
mensagem errada. Não vejo NADA do que escrevi como tão agressivo a ponto
de despertar a tua reação descabida.

E obrigado, mas não quero 'ganhar pontos' nem URLs de presente.

> 	Se alguém teve folego pra escrever descendo o braço sem
> conhecer os fatos e detalhes e portanto, não tem razão concreta
> para fazê-lo, que tenha folego pra usar o Google e Debian List
> Search, mas tenha *certeza* de que eu terei motivação pra apontar
> os erros e deixar claro que a pessoa não tinha todas as informações
> e não considerou todos os aspectos do problema em questão.

Criticar é 'descer o braço'?

Desculpe amigo, mas vc é muito arrogante se não pode aceitar uma simples
crítica. Se vc não quer lidar com público, não lide. Mas não tenha um
ataque de nervos só porque alguém não concordou contigo.

> 	Sinceramente, um simples: "alguém sabe o que aconteceu,
> porque estamos atrasados?" teria sido super produtivo. Um simples
> "puxa, questões culturais são difíceis de mudar, há razões
> históricas pra isso?" teria atraído as informações necessárias.
> E eu _realmente_ preferia que a d-u-p seguisse seu curso dos
> últimos meses, sendo uma lista amigável, pra pessoas que gostam
> de Debian e querem saber mais sobre como ele funciona e sobre
> como ajudá-lo, não a lista para queimar voluntários do Debian
> vivos.

Quem quer fazer churrasco de voluntários? :)

Veja bem, vc esperava que por ser usuário eu não possa criticar algo
errado. Vc ficou ofendido por isso.

Esta errado amigo. Amigo é quem critica e esperto é quem aprende com
seus erros. Não precisa ter um ataque.

Não tenho nada contra você, e AMO esta distro. Mas se não posso comentar
as coisas que acho erradas na d-u-p, então vou comentar em qual lista?

Sinceramente, você me decepciona tendo uma reação emocional como esta.
Já vi que não adianta falar mesmo e pode ter certeza que não vou tocar
mais nesse assunto. Se um mínimo comentário já gera tudo isso, nem quero
pensar no que você faria com uma crítica realmente áspera. :-<

Um abraço

Leandro

--
Leandro Padilha Ferreira - GPG ID: A7FB969E

http://androle.pro.br - leandro@androle.pro.br
La salvación de muchos depende de la oración de pocos.
		-- S.S. Pío XII.