Re: Confirmação de leitura (era: Netiqueta em listas de discussão)

Olá!

On Fri, Feb 16, 2007 at 09:48:13AM -0200, Bruno Schneider wrote:
> Eu já tentei contactar os administradores (em inglês) em duas ocasiões
> e nunca recebi resposta. Existem várias coisas que poderiam ser feitas
> para facilitar a vida dos usuários da lista mas não são e não ha
> qualquer interação entre administradores e usuários.
>
> Eu até pensei em lançar uma campanha pra gente se mudar para outro
> espaço e fiz uma enquete para saber se os usuários estavam
> interessados na adição de um cabeçalho "reply-to" na lista, só para
> ter uma idéia do nível de interesse da comunidade nesse tipo de
> assunto. A minha enquete recebeu a fantástica participação de 7
> [...]

Entendo a frustração de tentar melhorar a situação e não achar nem
alguém para entrar em contato. Mas tente perceber também o outro
lado. O debian é constituído em sua grande maioria por voluntários,
que garantem tanto a manutenção dos pacotes (trabalho mais visível)
quanto do site, da estrutura física dos servidores - servidores web,
servidores para compilação dos pacotes em sei lá quantas arquiteturas,
servidores de e-mail e assim por diante. É difícil ter gente o
suficiente disposta a responder a mensagens que se repetem sempre.

É exatamente o caso do cabeçalho reply-to. Neste exato momento está
acontecendo um outro thread inflamado na lista python-tutors[1] com o
mesmo assunto. Desde que entrei aqui, já vi várias discussões sobre o
assunto, mas os sites [2] e [3] me mostraram que, nesse caso, os dois
lados têm seus argumentos, irredutíveis, e não faz sentido ficar
discutindo; é mais importante, por exemplo, que todas as listas debian
sigam o mesmo padrão.

Para facilitar sua vida, uma possibilidade é você participar da lista
por outro meio. Os exemplos que me vêm à mente são o gmane e os grupos
do google, mas existem outros. Não sei quais são as configurações
deles, porque não uso. Outra é configurar um filtro na recepção dos
e-mails para alterar você mesmo os cabeçalhos. Você poderia em seguida
inclusive oferecer essa sua lista para outros interessados.

Tiago.

[1] - http://mail.python.org/pipermail/tutor/2007-February/052680.html
[2] - http://www.unicom.com/pw/reply-to-harmful.html
[3] - http://marc.merlins.org/netrants/reply-to-useful.html