Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

On Mon, 14 Apr 2003 11:27:16 +0200
"Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra" <lgcdutra@terra.com.br> comentou:

> 	Esses semi-livres, na verdade apenas sistemas abertos, são uma pequena
> parte do todo, e à margem.  A real comunidade inclusive trabalha para
> substituí-los por programas totalmente livres; no seu infeliz exemplo, o
> PGP nem está de acordo com a DFSG, nem é necessário ao Debian, que já
> inclui o GPG, uma alternativa totalmente livre e compatível.

'Real comunidade'? Já ouvi dizer que comunidade (seja ela real, virtual,
imaginária ou algo do gênero) não é uma entidade monolítica facilmente
definível. ;-)

Afirmei que a PGP (ou outra licença semi-livre) está de acordo com qualquer
outra? Acho que não.

> 	Objective C, Ada, gcc, XEmacs, Apache, Gnome, OpenOffice.org, Qt, mono,
> Kaffe é pouco para você?  Incrível... sem contar contribuicões indiretas,
> como tantos vendedores de equipamento que financiam acionadores de
> dispositivo para entregar com seus produtos, vendidos a bom preco...
>
> 	E não é um tanto vago não, eu dei os nomes das empresas.  Basta fazer a
> tarefa de casa.

Para o atual propósito da discussão é necessário dados quantitativos, não
qualitativos ou semi-quantitativos (aproveitando a moda semi-free).

> 	Você teria de dar exemplos.  Que eu saiba, os semi-livres são poucos,
> irrelevantes, sendo substituídos por totalmente livres.

Novamente, de nada valeria eu citar milhares de exemplos aqui. Serveria apenas
como impacto falso de argumentação.

> 	Eu dei os dados, nomes das empresas e dos pacotes.  O resto é por tua
> conta pesquisar...

Não conheço nenhuma fonte oficial (se é que existe) que disponha de tais
estatísticas. Portanto afirmar que o número de softwares livres não gratuitos é
maior que os gratuitos (ou vice-versa) não seria sensato.

> 	Essa comunidade não existe, ora vamos!  As reais comunidades são as do
> código aberto, a dos sistemas abertos e a dos sistemas livres.  Essa da
> gratuidade não tem cara, nem rosto nem tamanho.  Deve incluir você e mais
> meia dúzia...

Argumento ad hominem.

Tentarei uma definição mais formal da minha "comunidade". Em termos gerais seria:

"Comunidade = indivíduos em conformidade com Software Livre que não cobram +
indivíduos que seguem a política Semi-Livre".

Muitos, mesmo trabalhando sob o Software-Livre tem o espírito mais donativo e,
seguem tal licença cedendo apenas à pressão do mercado. Um programador
Semi-Livre nunca poderia imaginar sua menina dos olhos empacotada na maioria
das distribuições linux, por exemplo.

> 	Selecionar uma distribuicão e versão já é uma contribuicão, sem contar
> todo o resto de servicos agregados que podem fazer parte de um preco único
> ou serem discriminados.

Que tal passarmos a cobrar nessa lista por respostas às perguntas? (acho que eu
já estaria endividado). Com certeza
muitas delas exigem mais sacrifício que a arte de selecionar uma distribuição,
juntamente com a tão difícil tarefa de escolher a versão.
Perdão, exagerei no senso de humor. ;) A favor da distração...

Existe uma licença para essa lista? (a idéia me veio agora). Se existisse acho
que estaria mais aos moldes de Semi-Livre. Ou será que seria DFSG??

> 	Sim.  O usuário continua tendo todo o código fonte e a opcão de mudar de
> fornecedor a qualquer momento.

É um direito seu.

[]'s,
Douglas