Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

On Mon, 14 Apr 2003 09:15:34 +0200
"Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra" <lgcdutra@terra.com.br> wrote:

> 	Minha dúvida é qual o problema mesmo... não existe nada na filosofia nem
> na comunidade contra precos.  Claro que existe muita gente que está aí só
> pela gratuidade, mas não há nenhuma indicacão que seja um número
> significativo.
>
> 	E falta definir que comunidade, quem faz parte dela... e qual filosofia:
> sistemas abertos, código aberto, sistemas livres, usuários?

> 	Então acho que você está redondamente enganado.  Vide http://gnu.org./,
> ou mesmo as DFSG.

Em termos técnicos você está certo, porém estou falando da parcela de softwares
livres que se comportam na prática como softwares semi-livres (cobrança
proibida pela licença, como a PGP). Abaixo esclareço mais.

> [...]
> contribuinte do gcc.  O compilador Ada também é mantido por uma empresa.
> Idem para o Objective C, contribuído e mantido pela NeXT, hoje parte da
> Apple.  A Lucid contribuiu com o GNU Emacs, embora tenha terminado por
> bifurcar o código.  IBM e outras contribuíram muito com o Apache, ao mesmo
> tempo em que o incluem em seus produtos.  A Ximian é a principal
> mantenedora do Gnome e de vários programas do Gnome, ao mesmo tempo em que
> vende produtos e servicos em torno do Gnome.  A Sun vende o StarOffice ao
> mesmo tempo em que contribuiu todo o código quase para o OpenOffice.org.

"Muitas empresas" ficou um tanto vago. Elas representam que parcela do total de
contribuições? Não tenho dados, mas tenho tendência a crer que esse total é
inferior ao de softwares livres que na verdade são tratatos como
semi-livres. Isto é, onde a filosofia da gratuidade é mantida. A essa
"comunidade" que me refiro, essa comunidade que mesmo muitas vezes sob licença
à la GPL não cobram sequer um centavo pelo software.

> 	Sim, por quê não?  Desde que respeitando os direitos do usuário.

Eu não cobraria, mesmo porque não agreguei qualquer contribuição.
Você cobraia sem se sentir desconfortável?

[]'s,
Douglas