Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

Olah!

Em Seg 14 Abr 2003 04:07, Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra escreveu:
<snip>

| 	Nesse exemplo, seria imoral e ilegal se for GNU GPL, e imoral mas não
| ilegal se for BSD, MIT X e similares.

Que exemplo?

| 	Esse é o ponto de vista relativista, que não é o da FSF.  Apesar do RMS
| em si ter sua própria moral sexual, nos assuntos sociais ele e toda a FSF
| tem valores bem estabelecidos.

E isso, que tem a ver? O fato eh que a moral eh relativa, assim como a etica.

| 	Claro que há a visão amoral e pragmática do Linus e do ESR, por exemplo
| -- talvez amoral seja uma palavra forte demais, quero dizer que a
| preocupacão primeira deles não é a moral.

Claro que eh! A moral deles, claro (que acaba por ser muito parecida com a
minha, mas isso naum vem ao caso).

| 	Bom, esse foi meu ponto... ninguém sabe, simplesmente porque ninguém
| definiu o que é a comunidade.  A comunidade de usuários Debian?  Ou a de
| sistemas livres?  Ou a de sistemas abertos?  Ou a de código aberto?
| Inclui simpatizantes?  Inclui só quem entende o licenciamento e as
| questões morais?  Não dá para especular sobre "o que pensa a comunidade"?

Hm... vc estah esquecendo que comunidade soh eh definida as custas de
delimitacoes, e este naum eh um bom caso para delimitarmos.

Eu penso em comunidade como algo taum disforme quanto "mercado". Mas cada um
pensa como quiser.

| 	Eu chamo a isso "escapar pela tangente"...

Naum "escapei pela tangente". Dei minha opiniao, mas chamei atencao que isso
pode ser considerado (por alguns ou muitos, dependendo de quem estivermos
falando) imoral/anti-etico. Naum sei quem saum. Naum delimitei de nenhuma
forma. Somente o Denis poderah faze-lo.

O que eu disse foi, em palavras simples:

"Denis, eu acho que dah! Mas algumas pessoas podem ficar incomodadas com isto,
talvez muitas. Se vc for adiante, deve considerar este fato".

[]s

Pablo
--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>