Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

> 	Ainda assim, qual o problema?

Não entendo onde persiste sua dúvida.

> 	E?  Não há qualquer limitacão à liberdade do usuário.

> 	O problema é que a "comunidade" não é uma entidade monolítica facilmente
> definível.

Quando me refiro a comunidade, falo sobre a filosofia geral que o termo
Software Livre nos traz. Para mim, SL é sinônimo de software gratuito, mesmo
que a licença permita a cobrança.

> [...]
> manuais e oferecem suporte.  Para muita gente, isso é desejável e vale
> R$80,00.  Não há nada antiético nisso, o próprio RMS diz que não vê
> problema algum.  Se tivesse pessoas que achassem que esse tipo de servico
> valesse R$1M, qual seria o problema em cobrar?
>
> 	Ainda mais no caso da Conectiva, que se não me falha a memória contribui
> com o apt e disponibiliza suas traducões para a comunidade, além de
> contribuir com o núcleo e outras coisitas menos diretamente relevantes aos
> Debianitas brasileiros, mas nem por isso menos importantes.
>
> 	Lembrem-se, é liberdade, não gratuidade.

Estritamente falando você tem razão, mas nesse contexto o de praxe é considerar
a gratuidade como uma conseqüência da liberdade.

Para não fugirmos do assunto do tópico (e para simplificar), voltemos a dúvida
inicial do nosso amigo Denis.  Seria eticamente interessante se cobrar por um
software que foi adquirido gratuitamente? (abstraia dos detalhes de custo de
aquisição, como download, tempo, etc).

[]'s,
Douglas