Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

On Sun, 13 Apr 2003 22:46:43 +0200
"Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra" <lgcdutra@terra.com.br> wrote:

> 	Não mesmo!!
>
> 	O que significa cobrar pelos programas?  Cobrar pela distribuicão.  O que
> há de errado nisso?  Errado seria tentar fechar o código-fonte, o que a
> GNU GPL proíbe.

No meu entender o Pablo estava se referindo a ética em relação para com a
comunidade, a filosofia e não se a cobrança estaria legalmente correta, segundo
a GPL.

É óbvio que os custos relativos à mídia (e outros) não estaria fora do que a
comunidade "prega". Mas desde que não haja uma super valorização dos custos
"referentes" à mídia, por exemplo, a fim de introduzir uma cobrança implícita no
preço do software.

Lembro-me que certa vez comprei um pacote da Conectiva 5.0 (acho que com cinco
CDs e dois manuais) por R$80,00. Sinceramente acho que os custos da embalagem, dos CDs,
dos manuais, do transporte e dos encargos tributários não chegariam a esse
valor. Isso é uma forma de maquear o preço do software. É legalmente correto
segundo a GPL? Sim. É algo desejado pela comunidade? Creio que não.

> 	Defina "cobrar pelo software", e explique por quê é questionável.

Vide resposta acima.

[]'s,
Douglas