Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

On Mon, 14 Apr 2003 05:41:06 -0300, Douglas A. Augusto wrote:

> Em termos técnicos você está certo, porém estou falando da parcela de
> softwares livres que se comportam na prática como softwares semi-livres
> (cobrança proibida pela licença, como a PGP). Abaixo esclareço mais.

	Esses semi-livres, na verdade apenas sistemas abertos, são uma pequena
parte do todo, e à margem.  A real comunidade inclusive trabalha para
substituí-los por programas totalmente livres; no seu infeliz exemplo, o
PGP nem está de acordo com a DFSG, nem é necessário ao Debian, que já
inclui o GPG, uma alternativa totalmente livre e compatível.

> "Muitas empresas" ficou um tanto vago. Elas representam que parcela do
> total de contribuições?

	Objective C, Ada, gcc, XEmacs, Apache, Gnome, OpenOffice.org, Qt, mono,
Kaffe é pouco para você?  Incrível... sem contar contribuicões indiretas,
como tantos vendedores de equipamento que financiam acionadores de
dispositivo para entregar com seus produtos, vendidos a bom preco...

	E não é um tanto vago não, eu dei os nomes das empresas.  Basta fazer a
tarefa de casa.

> Não tenho dados, mas tenho tendência a crer
> que esse total é inferior ao de softwares livres que na verdade são
> tratatos como semi-livres.

	Você teria de dar exemplos.  Que eu saiba, os semi-livres são poucos,
irrelevantes, sendo substituídos por totalmente livres.

	Eu dei os dados, nomes das empresas e dos pacotes.  O resto é por tua
conta pesquisar...

> Isto é, onde a filosofia da gratuidade é
> mantida. A essa "comunidade" que me refiro, essa comunidade que mesmo
> muitas vezes sob licença à la GPL não cobram sequer um centavo pelo
> software.

	Essa comunidade não existe, ora vamos!  As reais comunidades são as do
código aberto, a dos sistemas abertos e a dos sistemas livres.  Essa da
gratuidade não tem cara, nem rosto nem tamanho.  Deve incluir você e mais
meia dúzia...

> Eu não cobraria, mesmo porque não agreguei qualquer contribuição.

	Selecionar uma distribuicão e versão já é uma contribuicão, sem contar
todo o resto de servicos agregados que podem fazer parte de um preco único
ou serem discriminados.

> Você cobraia sem se sentir desconfortável?

	Sim.  O usuário continua tendo todo o código fonte e a opcão de mudar de
fornecedor a qualquer momento.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34