Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

Olah!

Uma pequena correcao: o Software Livre **naum eh** software gratuito. Portanto
se o Denis quiser cobrar pelo software alem de pelos servicos/midia e tal,
isso eh encargo dele, e eh perfeitamente legal.

Eh eticamente questionavel, no entanto. Talvez o Denis ainda naum saiba, mas
Software Livre quer dizer comunidade. Cobrar pelo software (e naum pelos
servicos/midia) pode ser visto de maneira adversa pela comunidade... e
ninguem que pretenda trabalhar com Software Livre deve, conscientemente,
implodir a propria comunidade.

Resumindo:

(1) Eh legal cobrar pelo servico/midia?
	Sim. Naum soh legal como esperado.
(2) Eh legal cobrar pelo software?
	Sim.
(3) Eh etico cobrar pelo software?
	No minimo questionavel.
(4) Qual o preco justo?
	Soh vc pode dizer. Tenho visto gente cobrando R$ 500,00 - R$ 1000,00 por uma
instalacao de servidor e R$ 60,00 - R$ 100,00 por uma instalacao de estacao
de trabalho. No entanto isso eh a titulo de servico / midia. Naum conheco
ninguem que cobre pelo software em si.

Espero ter contribuido, []s

Pablo

--