Re: RAID e LVM

Concordo contigo que é ousado dizer que ZFS é melhor que RAID+LVM em qualquer cenário, mas fazer o que se é a verdade. Será que não podemos afirmar que ext4 é melhor que fat em qualquer cenário de uso sério? É um processo evolutivo, ninguém usa mais PDP-11 em cenário algum, agora são outros equipamentos/tecnologias.

Dutra, se o consulente tem dois discos somente, como não usar clone ou stripping? Imaturidade? De onde tirou isso? Já é considerado de uso em produção o ZFS On Linux.

Acharia interessante aceitar que algumas coisas vêm para dar maiores facilidades e acabam substituindo tecnologias antigas. É certo que RAID+LVM sucumbirá em breve ao ZFS. É ousadia? Nem sei, é tão lógico esperar por isso.

Em 9 de junho de 2016 14:45, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro <l@dutras.org> escreveu:
> Eu nem sei porque continuo este debate inócuo contigo

Não creio que seja inócuo.  Temos um consulente com uma situação
específica que você parece ter ignorado em sua recomendação, e o
arquivo da lista fica disponível e há quem o consulte em busca de
orientações.

> qualquer forma tu parece ser o tipo de pessoa que só se satisfaz ganhando
> uma argumentação em detrimento ao ganho coletivo.

Pelo contrário, estou justamente pensando nos outros e em
esclarecimento do público.

> Em nenhum momento esgotei as capacidades do ZFS para poder dizer tudo o que
> ele implementa ou não

Nunca te acusei disso.

> apenas disse e reitero que ZFS é melhor que RAID+LVM
> em qualquer cenário

Isso precisaria ser demonstrado.  É uma afirmação muito ousada e
genérica, e dificilmente esse tipo de afirmação se sustenta na
prática.

> se pensa ao contrário, refute o cenário específico.

O consulente tem apenas dois discos.  Assim, ele praticamente não tem
uso nem para /clone/, nem para /striping/, que foram as duas vantagens
que você colocou; facilidade de uso, que foi outra que você também
mencionou, fica contrabalançada pelo uso de nomenclatura fora do
padrão, pela imaturidade do porte para Linux, e pela própria
simplicidade do cenário.

> E sim, sempre vou diferenciar ZFS de RAID como todos conhecem, seja via
> software ou hardware.

E são diferentes, mas inclusive de níveis diferentes.  O problema não
foi ter de igualar, pelo contrário, mas diferenciar níveis.  E que
todos conheçam é uma falácia lógica, não um argumento nem muito menos
prova.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org

--
Flávio Menezes dos Reis
Analista de Informática