Re: RAID e LVM

Ah sim Dutra, IRAID foi erro de digitação. Bom, quanto ao gasto de alguns milhões para storage, pelo que falei com o Andre, foi e é justamente essa realidade. Devido às qualidades técnicas do ZFS, muito superiores a RAID seja por software e até mesmo por hardware, eles o tem utilizado com entusiasmo.

Desculpe se for ignorância minha nesse caso, mas insisto que RAID foi utilizada no passado com o intuito de pouco gasto, hoje não se aplica, afinal como ter um armazenamento de 120TB seja com discos caros ou baratos? No meu ponto de vista tem que ser utilizado algum mecanismo de strip com alguma redundância. Se usar discos baratos, menos confiabilidade/performance, discos caros (no sentido da qualidade), mais confiabilidade/performance. Assim, de qualquer forma, precisamos utilizar seja RAID ou ZFS (quem sabe alguma outra tecnologia que eu não conheça) para que tenhamos grandes áreas contíguas de armazenamento.

Certamente que meu cenário de uso de ZFS com Debian não é exigente em termos de performance, mas tem sido muito melhor do que minhas experiências com RAID+LVM.

Atte.,

Em 8 de junho de 2016 17:21, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro <l@dutras.org> escreveu:

> Quanto à IRAID

Iraid?  Algo novo ou só erro de digitação?

> mesmo que no significado tenha inexpensive, no mundo real,
> TODOS os storages de alguns milhões utilizam outros discos que não
> inexpensives.

Mas estamos falando disso?  Imagino que não seja nem a experiência do
consulente, nem da maioria de nós.  Até porque se alguém usou alguns
milhões (mesmo que de pobres reais) para comprar um equipamento, deve
ter contratado também alguém que não precisa de nossa humilde lista
para aprender o beabá do Raid e sobre o Baarf.

Aliás, com a crise cabulosa do jeito que está, o ‘barato’ ganha nova
relevância.  E essa é a promessa do Raid: não precisar gastar milhões,
mas ter ao menos os benefícios mais fundamentais dos milhões com meras
miríades.

> Até quando eu pude falar com Andre no último FISL, sobre ZFS, eles estavam
> utilizando, em produção, FreeBSD com OpenZFS.

Interessante.  Faz sentido, principalmente se o FreeBSD já tiver
resolvido os problemas de escalabilidade com multiprocessamento e de
ineficiência de pilha de rede de alguns anos atrás, o que imagino já
tenha com louvor.  Embora eu mesmo tenha uma queda pelo OpenBSD e sua
auditoria de código-fonte.

Obrigado!

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org

--
Flávio Menezes dos Reis
Analista de Informática