Re: RAID e LVM

DUTRA,

Desculpe se não fui a fundo com muito mais informações, afinal não tinha a intenção de propor um curso sobre ZFS num simples post.

Quanto à maturidade, obviamente ela é muito maior no BSD (nem cito Solaris), pois há muito é utilizada desde que o ZFS tornou-se livre (juntamente com o Solaris). Inclusive a SERPRO tem utilizado ZFS há muitos anos em detrimento a RAID por hardware. Eis um apresentação do André Felipe Machado http://assiste.serpro.gov.br/cisl/zfs.html.

E quanto à matriz de discos baratos, não procede, pois a escolha da qualidade dos discos estará ligada diretamente à qualidade do armazenamento que se deseja.

Atte.,

Em 8 de junho de 2016 15:49, Rodolfo <rof20004@gmail.com> escreveu:
Não vi problema nenhum no conselho que o outro colega deu, a pesquisa e análise da utilização ou não do conselho cabe ao interessado na mensagem verificar, independente da pouco informação dada, logo, não vejo qualquer problema no conselho dado.

Em 8 de junho de 2016 14:45, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro <l@dutras.org> escreveu:

> Desculpa quem ainda gosta de RAID+LVM, mas nada se compara a ZFS. Tenho
> usado a dois anos, além da robustez, tem uma facilidade de uso incrível.

Tomemos cuidado com conselhos na lista.  ZFS pode ser um produto
fantástico, mas o que ele faz, entre outras coisas, é implementar uma
MRDB (matriz redundante de discos [relativamente] baratos) — ou seja,
Raid.

No Solaris, talvez seja hoje a maneira mais recomendada de fazer Raid.
Mas tenho minhas dúvidas se isso também vale para outros SOs.

De qualquer maneira, o mínimo que devemos fazer é dar informação
suficiente para quem for seguir o conselho dado.  Por exemplo, a
equivalência entre os níveis de Raid e os nomes comerciais do ZFS:
http://www.zfsbuild.com/2010/05/26/zfs-raid-levels/ — tenho bronca de
quem fica mudando os nomes das coisas, como o ZFS faz com os nomes dos
níveis do Raid.  E deveríamos também informar qual o nível de
maturidade do produto proposto na plataforma do consulente.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org

--
Flávio Menezes dos Reis
Analista de Informática