Re: RAID e LVM

> Quanto à IRAID

Iraid?  Algo novo ou só erro de digitação?

> mesmo que no significado tenha inexpensive, no mundo real,
> TODOS os storages de alguns milhões utilizam outros discos que não
> inexpensives.

Mas estamos falando disso?  Imagino que não seja nem a experiência do
consulente, nem da maioria de nós.  Até porque se alguém usou alguns
milhões (mesmo que de pobres reais) para comprar um equipamento, deve
ter contratado também alguém que não precisa de nossa humilde lista
para aprender o beabá do Raid e sobre o Baarf.

Aliás, com a crise cabulosa do jeito que está, o ‘barato’ ganha nova
relevância.  E essa é a promessa do Raid: não precisar gastar milhões,
mas ter ao menos os benefícios mais fundamentais dos milhões com meras
miríades.

> Até quando eu pude falar com Andre no último FISL, sobre ZFS, eles estavam
> utilizando, em produção, FreeBSD com OpenZFS.

Interessante.  Faz sentido, principalmente se o FreeBSD já tiver
resolvido os problemas de escalabilidade com multiprocessamento e de
ineficiência de pilha de rede de alguns anos atrás, o que imagino já
tenha com louvor.  Embora eu mesmo tenha uma queda pelo OpenBSD e sua
auditoria de código-fonte.

Obrigado!

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org