Re: RAID e LVM

Eu nem sei porque continuo este debate inócuo contigo, mas vamos lá, de qualquer forma tu parece ser o tipo de pessoa que só se satisfaz ganhando uma argumentação em detrimento ao ganho coletivo.

Em nenhum momento esgotei as capacidades do ZFS para poder dizer tudo o que ele implementa ou não, apenas disse e reitero que ZFS é melhor que RAID+LVM em qualquer cenário, se pensa ao contrário, refute o cenário específico.

E sim, sempre vou diferenciar ZFS de RAID como todos conhecem, seja via software ou hardware.

Em 9 de junho de 2016 14:29, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro <l@dutras.org> escreveu:

> Me desculpe, mas acho que tu estás complicando e querendo render o assim. Se
> é em detrimento obviamente é uma alternativa, não uso A em detrimento de B,
> A é uma alternativa a B.

Não, detrimento significa prejuízo, dano, difamação.  Tem uma
conotação negativa que alternativa não tem.

> Novamente, uma coisa é RAID seja via software ou hardware, outra coisa é
> ZFS

Não, ZFS implementa Raid.  Você está confundindo níveis diferentes de
conceitos, e isso é péssimo para a comunicação.

> E sim, estou dizendo que ZFS é melhor do que a utilização de RAID (por
> software ou hardware) + LVM, independente do modelo de RAID adotado, pois
> ZFS também faz strip e clone.

Finalmente você deu duas razões.  Mas a primeira é falsa — Raid
inerentemente faz /stripping/ —, a segunda tem outras implementações
que podem ser mais robusta em Debian, e de qualquer maneira você nem
disse porque isso seria melhor para o consulente, e ainda ignorou a
questão da maturidade no Debian.

> Tudo bem se quiser continuar a discussão filosófica da coisa, enquanto eu me
> propus a oferecer uma solução prática muito mais simples, em qualquer
> cenário, do que a utilização do par RAID+LVM.

Não existe algo melhor em qualquer cenário.  Tudo bem se você não
conseguir acreditar, a experiência te ensinará; mas até lá ao menos
tolere quem discorda.  E dê argumentos em vez de apenas refrasear
afirmações.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org

--
Flávio Menezes dos Reis
Analista de Informática