Re: RAID e LVM

> Acho que não entendeu quando eu me referia à tecnologia RAID em detrimento
> ao cenário do consulente.

Detrimento?  Não entendi assim, apenas uma alternativa.

> Afinal o que eu disse é que o ZFS deveria ser
> observado em vez de RAID+LVM

E o que estou falando é que ZFS não é ‘em vez de Raid’, mas ‘uma
implementação de Raid’.  E que tem suas complexidades também, então
pode não ser adequado para usuários leigos (como o consulente) e em
GNU/Linux (por causa da imaturidade da implementação, além da
complexidade).

> e então começamos a extrapolar as
> carecterísticas da tecnologia RAID.

Veja, acho que o termo ‘tecnologia’ é muito ambíguo.  ZFS faz Raid;
Raid é um conceito, não uma implementação específica.  O que você está
dizendo é que a implementação Raid do ZFS é melhor do que outras; e eu
estou falando (1) que tem de especificar qual o nível de Raid mais
adequado para a situação do consulente, antes de recomentar uma
implementação qualquer, e (2) não necessariamente uma determinada
implementação é melhor para todo mundo, então tem-se de explicar em
que é melhor para a situação do consulente, ao menos em potencial.
Dizer que é (muito) melhor não esclarece nada.

> Sim, quando aos milhões trata-se à Serpro, então, não limite a tecnologia a
> discos baratos.

Ninguém limitou nada.  Só disse o que a sigla significa.

> Com isso imagino que as demais colocações estejam
> esclarecidas, afinal estavamos tratando da tecnologia e não do cenário do
> consulente.

Só na questão do nome, de resto estou sempre com o consulente em mente.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org