Re: [Fora] SCO Unix

Marcos Vinicius Lazarini wrote:

Eu não duvido, eu sei disso. Agora, veja meu comentário entre []: quem usava o win95, achou o 98 uma maravilha. qdo saiu o XP então, houve delírios... :-) Pq isso? Pq o cara não sabia, não conhecia ou não quis tentar outros caminhos.

É verdade... A maioria dos usuarios não quer/precisa/deve aprender a recompilar um kernel e ativar módulos, ele quer o sistema funcional para a tarefa que precisa realizar. E nisto o Windows é realmente bom, isolar o usuário dos detalhes técnicos e deixá-lo apenas com uma interface bonita disponível.

O problema é que dada a crescente complexidade dos problemas a serem resolvidos com o computador, cada vez mais é necessário saber "mexer no sistema" - pelo menos um pouquinho. Outra coisa é a questão da estabilidade, o Windows definitivamente não é estável suficiente ara tarefas críticas/complexas. E não sou eu quem digo isto, o presidente do Gartner Group recentemente classificou o Windows como "maior programa beta teste da história".

Bom, supostamente os problemas nos micros que usam essas coisas já deve ter resolvido tudo :-) Será que tem alguma coisa inédita nisso, que o google já não tenha catalogado?

Existem problemas de segurança na pilha TCP/IP do Windows NT cuja única solução indicada no site da Microssoft é desabilitar o recurso (neste caso um recurso que permite o funcionamento dos compartilhamentos) ou migrar para o Windows 2000. Precisa dizer algo mais?

Agora, falando sobre linux: alguem ainda conhece ou dá suporte ao KDE 2.x? Ou kernel 2.2?
Nesse quesito, eu vejo os mesmos problemas em todos os mundos...

Acho que daqui a pouco alguém nest lista vai responder a estas perguntas... :-)

Mas, falando sério, a obsolecência no mundo do software livre é melhor de se lidar do que no mundo do software proprietário. Primeiro por que é a comunidade que decide quando o programa não é mais interessante e vai ser descontinuado, segundo por que com o código fonte disponível sempre será possível encontrar que dê suporte ou faça personalizações/melhorias.

Aco que é justamente esta a diferença entre os dois mundos. Quer dizer, esta entre algumas oitras bem interessantes.

Bom, concordo tbm, mas vc acha que no mundo do SW livre os programas tbm não mudam e tbm não há treinamento? Não entendi bem essa colocação...

Você está certo. Quando a interface de um programa muda, é necessária uma re-adaptação de seus usuários - seja o programa livre ou proprietário.

Fiz a colocação apenas para ressaltar que no mundo do software livre as mudanças não são tão suaves assim. Acredito que este sim seja um problema comum aos dois mundos.

Sei que a maioria das empresas, a partir de um certo porte, não contratam (de jeito nenhum) os serviços de um profissional liberal, por exemplo. Só negociam de empresa pra empresa - não sei se isso é uma restrição legal, ou se isso é apenas uma prática de mercado. Mas é um fato isso.

Questões de praticidade e proteção contra processos trabalhistas. Mas empresas de qualquer porte contratam pessoas físicas sim, desde que realmente haja necessidade e a qualificação seja comprovada.

Bom, qual a solução vc sugere entao? Fazer uma lavagem cerebral em todos? :-)

A idéia até que é interessante... :-)

Mas acho que a solução definitiva seja transformar o aprendizado em sistemas em aprendizado sobre TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Observe que boa parte dos cursos (até em faculdades) transforma as pessoas em USUÁRIOS de determinados programas, caso algo saia do roteiro visto no treinamento a pessoa simplesmente não faz idéia do que fazer.

Isto visa agilizar o treinamento e fazer com que os resultados apareçam logo, mas a médio/longo prazo provocam aprisionamento tecnológico e fazem com que a produtividade caia na medida em que os problemas complexos começarema aparecer.

Penso que a solução seria rever o aprendizado em TI, transformando as pessoas em USUÁRIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Algo similar ao que aconteceu com a carteira de motorista, já se foi o tempo em que bastava fazer um exame médico, uma provinha escrita, um psicoteste e um testezinho de rua. Agora é necessários curso de direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e mecânica básica.

As mudanças no processo de habilitação se deram pois o trânsito ficou complexo a ponto dos problemas em um automóvel provocarem engarrafamentos kilométricos, entre outras coisas. Este processo de mudança no aprendizado de TI já teve início com várias iniciativas baseadas em software livre, infelizmente o software proprietário precisa criar dependência mesmo e acho difícil ver um programa oficial Microsoft que liberte os usuários.

Eu acho que as empresas que trabalham com SW livre tem que entrar na onda, e oferecer o que os clientes querem; já foi aquele tempo em que o vendedor empurrava produtos para o cliente, passava de porta em porta, etc. O que pode acontecer, é que o cliente não sabe exatamente o que ele procura, qual o potencial, etc.

É por aí mesmo, e isto já começou a acontecer. Mas como o modelo de negócios do software livre ainda é incipiente vai levar algum tempo até que as coisas tomem uma forma clara e definida. Vai ser um período muito interessante... :-)

[]'s,

   Sergio Luz