[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [Fora] SCO Unix



Goedson Paixao wrote:

Um exemplo: vamos dizer que uma grande empresa contratou uma segunda (qquer
dessas empresas que fazem soluçoes customizadas, sei lá, consultoria por
exemplo) para a construção de um portal web interno, em php. Tudo já
funcionando bem, eis que de repente, descobre-se uma vulnerabilidade no php
- *quem tem* que consertar o problema? e *quem vai* consertar o problema? e
quem garante que o problema vai ser consertado *rápido*? Isso pode se tornar
um grande jogo de empurra (legalmente falando), caso a empresa que contrata
o serviço não esta ciente de como funcionam as coisas na comunidade do SW livre.


Substitua PHP por ASP no seu exemplo e assuma que a grande empresa que é a
cliente não tem um contrato adicional (além da EULA) com a Microsoft garantindo
o conserto em x dias de qualquer vulnerabilidade encontrada no ASP.
Para mim, a situação é a mesma.

Sem querer prolongar mais a discussao, mas prolongando... na verdade, só estou querendo _entender_ pq o domínio da MS é tão grande e encontra tanta resistencia dos usuários/admins/gerentes/etc na migração.
eu imagino assim como pensaria um empresário típico:

"Bom, Apesar dos programas da Microsoft darem uns probleminhas de vez em quando [pra um cara que sempre andou a pé, uma bicicleta é uma revolução], eu sei que sempre posso contar com ela; é uma empresa *enorme* e dificilmente sairá do mercado ou fará uma mudança radical de uma hora para outra, deixando a gente na mão. Agora, quem é que faz esse tal PHP? php.net - nem é uma ponto.com! Será que nem é uma empresa? [veja em <http://www.php.net/credits.php>] Tem representação no Brasil? E se os caras sumerem do mapa, ou se mudarem alguma coisa, e quiserem cobrar mais que a MS, como vou atrás deles? [nessas horas veem os piores pensamentos].... Ah, quer saber? não quero arranjar mais dor-de-cabeça com tantas incertezas! vamos nos ater ao que já conhecemos e sabemos que funciona, para não arriscarmos mais ainda! Tantos dead-lines, entregas, ....."

Uma msg agora há pouco falou bem: O cara que compra maquina Dell com RH Enterprise está sendo levado pelo nome/marca da coisa, pois tem _confiança_, já trabalhou com ela e/ou recebeu boas indicações e comentários, dentre outros motivos mais subjetivos.

mais uma analogia: Eu nunca andei num carro KIA (só em Besta/Topic); tenho sérias dúvidas se é um bom carro, mas enquanto não provar vou ficar da dúvida e vou preferir outra coisa, mais conservadora e consagrada [veja bem, não estou falando que carro KIA é ruim, só não conheco]. Quem estuda/manja _marketing_ sabe como todas essas coisas funcionam na cabeca do consumidor.

--
Marcos Lazarini



Reply to: