Re: [Fora] SCO Unix

On Thu, 13 Jan 2005 15:30:38 -0200, Marcos Vinicius Lazarini
<lazarini@nics.unicamp.br> wrote:
> Agora, revertendo isso para o mundo do SW livre, fica difícil vc querer
> assinar um contrato com 'Debian'; vc vai ter que usar um terceiro,
> prestador de serviço. E na hora que vc comeca a estudar as licenças dos
> subprodutos, comeca a perceber que há muita oportunidade desse terceiro
> 'tirar o dele da reta' e de vc ficar na mão. E vai ser muito difícil que
> ele concorde em se responsabilizar por um programa que não foi ele quem fez!

Ou o contratado concorda em se responsabilizar pelos programas que ele não,
mas está oferecendo suporte, e isso vai escrito com todas as letras no
contrato,
ou nada de contrato. Simples, não? O fato da licença de software livre não
responsabilizar o autor do software por danos que você venha a sofrer por causa
do mau funcionamento deste, não invalida uma cláusula do contrato estabelecido
entre você e o seu cliente que diga que você é responsável por qualquer problema
causado por este software.

> [...]
> dessas empresas que fazem soluçoes customizadas, sei lá, consultoria por
> exemplo) para a construção de um portal web interno, em php. Tudo já
> funcionando bem, eis que de repente, descobre-se uma vulnerabilidade no php
> - *quem tem* que consertar o problema? e *quem vai* consertar o problema? e
> quem garante que o problema vai ser consertado *rápido*? Isso pode se tornar
> um grande jogo de empurra (legalmente falando), caso a empresa que contrata
> o serviço não esta ciente de como funcionam as coisas na comunidade do SW livre.

Substitua PHP por ASP no seu exemplo e assuma que a grande empresa que é a
cliente não tem um contrato adicional (além da EULA) com a Microsoft garantindo
o conserto em x dias de qualquer vulnerabilidade encontrada no ASP.

Para mim, a situação é a mesma.

> O que eu já vi (uma solução razoável, até) é um esquema de parcerias: nesse
> caso, a sua empresa teria um contato mais íntimo com autores dos SW livres
> que são usados; dessa forma o cliente passa a ter uma confiança um pouco
> maior que não terá problemas (ou que serão resolvidos, e rapidamente).

Esse é, provavelmente, o modelo mais viável que vejo. Para você dar
garantias sobre o
software e poder honrá-las, você certamente vai precisar de
profissionais que sejam
capazes de, rapidamente, identificar e solucionar os problemas
encontrados. Quem
melhor para fazer isso do que algum dos autores do programa? Ou pelo
menos alguém
que acompanhe bem de perto o desenvolvimento dele?

Abraço,
Goedson