Re: [RN] Debian vota o futuro do 'non-free'

Em Sat, 13 Mar 2004 15:55:43 -0300 (BRT), "Eduardo Crestani" <eduardo@giantcargo.com.br> escreveu:

> Caro,
>
> Sua ignorância no open source só é comparavel aos seus conceitos
> religiosos. No caso do Linux, o rol de programadores e os objetivos dos
> mesmos variam de  acordo com a distro. Mas de modo geral são programadores
> com um nível em C++ muito bom e que desejam contribuir de alguma forma

arf... parece que o nível de bobagem na lista tem crescido com o tempo =D

Deixa eu explicar uma coisa pra todos vocês:

1) eu sou um desenvolvedor de SL, eu faço tal coisa voluntariamente
eu me preocupo com interfaces amigáveis e com a usabilidade em geral
dos meus programas e, principalmente, com a qualidade deles.

As razões:
- eu sou usuário dos meus programas
- eles resolvem meus problemas
- eles sendo fáceis e de qualidade não preciso ficar ajudando minha mãe
todo dia
- é gostoso fazer um programa bem feito
- é gostoso ter reconhecimento por trabalho bem feito

2) O Software Livre é uma realidade...

Não entendo por que as pessoas ainda ficam falando de 'programadores não
vão fazer programas fáceis e de qualidade'. O GNOME, KDE, Debian estão aí
e são 90% feitos voluntariamente. Os 10% custeados por empresas são
*recentes*, além disso.

Ou seja, parem de ficar falando que eles não vão fazer e tentem entender
o que os leva a fazer, porque sim, eles estão fazendo.

O que eu acho é que as pessoas que estão discutindo nesses termos são
pessoas que não conseguem se ver colaborando voluntariamente com
um projeto. "Mas o que? Eu não vou ganhar nada! Então só me dá esse
software aí de graça que eu vou só usar mesmo.", mais ou menos por
aí.

3) eu não gosto de C++, o Linux e o GNOME são escritos em C

> aporte de capital nenhum no início. Somente a partir da versão Hamm e
> principalmente na versão potato que muitas empresas começaram a se
> interessar pela distro e começaram a contratar os programadores para
> aperfeiçoar o kernel a fim de que oferecesse suporte às mais variadas

Não tem nada a ver. O kernel não tem relação direta com a versão Hamm
do Debian. O Debian continua sendo tocado com bem poucos desenvolvedores
sendo contratados para isso (por empresas, como Lindows, HP, Progeny, etc).

> domínio, etc.Ou seja, o trabalho gratuito feito inicialmente por estudantes
> universitários apaixonados pelo linux é pago de uma forma muito
> satisfatória para todos os envolvidos no projeto atualmente.Isso também
> ocorre no projeto KDE (que possui uma dezena de programadores

É? Cadê o dinheiro entrando na minha conta? Eu ainda me encaixo
no 'estudantes universitários apaixonados pelo SL' (linux, também, mas
não só ele). Aliás, a maior parte das minhas contribuições foi feita
quando eu era um estudante de segundo grau... ainda tenho de trabalhar
um bocado pra superar essas contribuições anteriores.

Então. Só porque eu não sou "profissional da área" vocês vão querer
dizer que meu software não tem qualidade?

Quem paga a conta, afinal? Eu. O Paulino Michelazzo falou uma coisa
muito interessante no encontro mineiro de SL, que é bem óbvia para
a maioria de nós que contribuímos: quem paga a conta do SL são os
desenvolvedores, porque eles doam seu tempo voluntariamente.
O custo é diluído porque se tem muitos desenvolvedores trabalhando.

Repetindo uma coisa que eu tenho dito várias vezes: no Brasil o custo
está *MUITO* concentrado em poucos desenvolvedores. Se vocês querem
ajudar parem de ficar falando que nós não fazemos software bom
voluntariamente porque nós estamos fazendo sim, e ajudem em alguma
coisa pra ajudar a pagar o SL.

Sobre o non-free: já entendi de onde veio o carinha que achou que
o Debian ia 'deixar de ser gratuito' hahaha.

De qualquer forma, eu votei pra tirar o non-free.

Abraços!

Debian:  <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>
  "Não deixe para amanhã, o WML que você pode traduzir hoje!"
        http://debian-br.alioth.debian.org/?id=WebWML