Re: [RN] Debian vota o futuro do 'non-free'

> José de Paula <jose_de_paula@ig.com.br> escreveu o seguinte sobre o
> tema Re:

> complexidade
> (...)
>
>        Esses programas citados por você não são simples mas também
> não
> parecem ser financiados por uma pessoa só.

Caro,

Sua ignorância no open source só é comparavel aos seus conceitos
religiosos. No caso do Linux, o rol de programadores e os objetivos dos
mesmos variam de  acordo com a distro. Mas de modo geral são programadores
com um nível em C++ muito bom e que desejam contribuir de alguma forma
para a sedimentação do Linux no mundo. É claro que isso é pago de alguma
forma ou em reconhecimento (o programador fica reconhecido e assim pode
conseguir trabalhos remunerados) ou alguma empresa que deseja suporte de
seus programas para alguma distro, ou até mesmo algum programador que
deseje contribuir e aumentar seus conhecimentos. De qualquer forma, o
trabalho é sempre remunerado de alguma forma, mesmo que não seja em
dinheiro num primeiro momento.No caso da distro que nós escolhemos o (gnu/debian), criada por Ian
Murdock e depois ajudado por outros programadores de peso (ainda
estudantes)  com o apoio é claro do projeto GNU. Não tinha praticamente
aporte de capital nenhum no início. Somente a partir da versão Hamm e
principalmente na versão potato que muitas empresas começaram a se
interessar pela distro e começaram a contratar os programadores para
aperfeiçoar o kernel a fim de que oferecesse suporte às mais variadas
arquiteturas. Se vc verificar o site, vai encontrar uma série de empresas
parceiras do debian que oferecem não só pagamento para os programadores
mas também hardware para os servidores,serviços de hospedagem,serviços de
domínio, etc.Ou seja, o trabalho gratuito feito inicialmente por estudantes
universitários apaixonados pelo linux é pago de uma forma muito
satisfatória para todos os envolvidos no projeto atualmente.Isso também ocorre no projeto KDE (que possui uma dezena de programadores
e mantenedores brasileiros),Openoffice,Gnome,Gimp,iptables,etc.Até mesmo um simples e (free) programa de filtro de pacotes e proxy como o
iptables pode trazer lucro para os envolvidos. O criador do iptables Rusty
Russell o escreveu em 1999 junto com Marc Boucher e atualmente os dois são
consultores em segurança com um salário muito rentável.Então eu acredito que o nosso amigo "burocrata do RFC" usuário do "W98" e
do falecido (e que Deus o tenha) "OS/2", deveria ler um pouco mais sobre a
apaixonante e complexa história do open source.