Re: sobrevivendo com sf

On Sat, 02 Mar 2002 04:51:10 -0300
Luis Alberto Garcia Cipriano <lacipriano@uol.com.br> wrote:

> A impressão que sempre tive, antes mesmo de conhecer algo sobre hardware
> e programação, é que a imensa maioria dos técnicos realmente são
> irresponsavelmente mal preparados numa cegueira coletiva que vem da >
> obscuridade e falta de transparência do universo do software fechado >
> predominante hoje (isso eu entendi depois de conhecer o universo do
> software livre).

interessante isso... faz-me lembrar de quando tentava pela primeira vez
configurar uma rede windows, sem na verdade nem mesmo saber direito o que
era uma rede, um servico ou protocolos... ;-)

> Esse tipo de "bico" acho que será a salvação a curto prazo para a grande
> maioria. No entanto ele exige senso de oportunidade, descoberta de novos
> nichos, etc... Talvez a organização de um "banco de mão de obra
> qualificada" por > alguma entidade (se não me engano o cipsga já tem
> isso) ajude no feliz > casamento técnico-cliente, mas acho que pela
> própria natureza do aprendizado e da informação total e
> indiscriminadamente disponível não seja uma tarefa > fácil.

o que nao seria facil? para o projeto (unir cliente e tecnico) ou para o
tecnico (competir com outros tecnicos mais bem-qualificados)?

> [...]
> ele sobrevive e o modelo proprietário for considerado totalmente
> absurdo, > acho que os usuários-empresas (talvez até ndivíduos) vão
> "voluntariamente" (na verdade,
> estarão melhorando sua produtividade ao melhorar o software que usam)
> pagar
> desenvolvedores para que trabalhem nos inúmeros projetos de software
> livre
> existentes (começar do zero também será considerado burrice e perda de
> tempo).
> Inclusive tal trabalho poderá ser efetuado remotamente :-)

hehehehhehehe... com certeza... quando penso nessa questao a conclusao a
que chego eh essa mesma: viver de desenvolvimento de software livre soh
sera viavel quando a sociedade estiver convencida (ou melhor, tiver
percebido) das vantagens do software livre e resolver sustentar
voluntariamente esse processo.

agora, algo em que sou meio pessimista: quando isso acontecera? sera que
podemos ter esse objetivo como perspectiva ou eh algo para nossos
descendentes usufruirem (como a terra prometida)?

[]'s a todos,

marcio kuchma