Re: sobrevivendo com sf (era: Re: Pine e licen (era: Re: DNS prim de secund rio!!! Da pra juntar os dois numa maquina)

Marcio Kuchma escreveu:

> aproveitando o embalo dos colegas leonardo e kov, faco o seguinte
> questionamento: como sobreviver (soh) de software livre?

  É algo no mínimo *muito* interessante Márcio. Excelente idéia sua...

> nao vale (1) criar sua distribuicao para concorrer com a conectiva

  Criar uma distribuição não é algo muito complicado Márcio, mas
  mantê-la é. Tenho muitos amigos que trabalham na Conectiva e já
  visitei a Empresa algumas vezes. É trabalho que não acaba mais.
  A pergunta que faço é a seguinte: Com tantas distribuições
  comerciais disponíveis no mercado, vale a pena o esforço? Talvez
  não, concordas? Além disso, existem distros não-comerciais de
  qualidade igual ou superior às comerciais como o Debian e o
  Slackware.

> ou (2) prestar servicos (isso eh muito vago).

  Bem, ai depende do local onde você estiver. Hoje em dia as empresas
  estão cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação, e as
  Soluções baseadas em Software Livre são muito mais atraentes visto
  que em grande parte das situações tem qualidade superior às comerciais
  e tem custo muito menor.

> o que eu estou curioso (na verdade eu e um amigo meu - nos estavamos
> discutindo sobre isso ha alguns dias atras) e gostaria de saber as
> opinioes de voces, seria: como um programador (desenvolvedor, developer,
> etc), no nosso contexto (brasilzao 2002), pode sobreviver com seu
> trabalho em software livre?

  Acredito que sim, desde que se trabalhe muito e que se ofereça serviços
  com qualidade.

> nao sou cetico nem quero gerar uma flame-war - sou entusiasta do software
> livre e gostaria de dedicar meus esforcos inteiramente a ele... mas todos
> temos familia, contas no fim do mes, precisamos comer de vez em quando,

  É verdade Márcio, infelizmente apenas ideologia não alimenta ninguém.

--
 Leonardo Menezes Vaz
 lmvaz@zaz.com.br