Re: sobrevivendo com sf (era: Re: Pine e licen (era: Re: DNS prim de secund rio!!! Da pra juntar os dois numa maquina)

On Fri, 1 Mar 2002 09:54:24 -0300
Marcio Kuchma <marciok@durand.com.br> wrote:

> nao vale (1) criar sua distribuicao para concorrer com a conectiva ou (2)
> prestar servicos (isso eh muito vago). o que eu estou curioso (na verdade
> eu e um amigo meu - nos estavamos discutindo sobre isso ha alguns dias
> atras) e gostaria de saber as opinioes de voces, seria: como um
> programador (desenvolvedor, developer, etc), no nosso contexto (brasilzao
> 2002), pode sobreviver com seu trabalho em software livre?

criar outra distribuição eu sinceramente acho perda de tempo... já estamos
com um número bom e o único espaço que eu vejo para distribuições só
vai ser ocupado por distribuições com objetivo específico (coisas como
DeMuDi ou Debian-Jr e Debian-Med)

prestar serviços, que eu acho seria algo do tipo: fazer instalações de
distribuições de software livre para clientes, manutenção dessas instalações
modificação de código de algum programa para cliente...

outro dia mesmo estavam me chamando para instalar GNU/Linux em 7 máquinas
que rodam windows porque a fiscalização vai baixar lá e nenhuma tem licença
dá para tirar uma grana boa disso pelos seguintes motivos: não é todo mundo que
sabe fazer, (como corolária dessa temos que se não for você provavelmente não
vão achar alguém que faça direito), se não te pagarem o justo (não estou sugerindo
que ninguém se aproveite da situação =P) vão ter de pagar o injusto por licenças
do office e windows e por aí vai...

tem uma empresa aqui em bh que estava atrás de um consultor uns dias atrás
porque eles têm um servidor Conectiva que foi instalado por um consultor que
precisou sair da cidade... foi difícil achar... outra empresa está doida atrás de
instrutores para cursos de GNU/Linux...

a questão é: sim, dá para viver de software livre, mas você tem de ser bom
no que faz, e não um mero técnico que só sabe reinstalar windows =)

minha opinião +)=)

[]s!

--
kov@debian.org: Gustavo Noronha <http://www.metainfo.org/kov>