Re: sobrevivendo com sf

Olá,

Marcio Kuchma wrote:

> realmente... :-)

O compartilhamento dos fundamentos elimina a duplicação de esforços e aumenta o
número de pessoas trabalhando nas partes básicas :-)

O empacotamento em vários níveis sobre uma base sólida traz facilidade para as especializações, e as especializações facilitam o uso imediato para o bendito "usuário final" :-)

Simples!

> [...

A impressão que sempre tive, antes mesmo de conhecer algo sobre hardware e programação, é que a imensa maioria dos técnicos realmente são irresponsavelmente mal preparados numa cegueira coletiva que vem da obscuridade e falta de transparência do universo do software fechado predominante hoje (isso eu entendi depois de conhecer o universo do software livre).

> sem duvida - ha uns dias atras mesmo faturei uns trocados preparando um
> maquina linux para um cliente...

Esse tipo de "bico" acho que será a salvação a curto prazo para a grande maioria. No entanto ele exige senso de oportunidade, descoberta de novos nichos, etc... Talvez a organização de um "banco de mão de obra qualificada" por alguma entidade (se não me engano o cipsga já tem isso) ajude no feliz casamento técnico-cliente, mas acho que pela própria natureza do aprendizado e da informação total e indiscriminadamente disponível não seja uma tarefa fácil. Também acredito que o modelo de "certificações" não tenha maior futuro quando realmente o software livre predominar.

> mas o que eu gostaria de saber na verdade (e esse foi meu intento ao
> levantar a questao) eh como nos poderiamos ganhar a vida *programando*
> software livre... :-)
>
> corrigindo bugs, implementando melhorias, etc...
>
> claro, sempre podemos prestar servicos e programar no tempo livre, mas
> algo muito interessante seria ganhar a vida programando software livre...
> :-)

A médio prazo, quando *todos* *entenderem* o que é software livre, como ele sobrevive e o modelo proprietário for considerado totalmente absurdo, acho que os usuários-empresas (talvez até ndivíduos) vão "voluntariamente" (na verdade, estarão melhorando sua produtividade ao melhorar o software que usam) pagar desenvolvedores para que trabalhem nos inúmeros projetos de software livre existentes (começar do zero também será considerado burrice e perda de tempo). Inclusive tal trabalho poderá ser efetuado remotamente :-)

> otimo... por isso eu gosto do debian e da comunidade debian... :-)
>
> qual sua opiniao a respeito do que eu mencionei? alguem mais quer dar o
> seu pitaco? :-)

O meu tá aí.

> obrigado pela atencao pessoal,
>
> marcio kuchma