Re: miniDebConf Brasil e DebConf12

Olá Gustavo.

Excerpts from Gustavo Franco's message of Qua Set 01 16:32:01 -0300 2010:
(...)
> Marco, o ponto aqui é bem simples: Quem faz define muita coisa, mas
> não pode ser um ditador, o que está longe de ser o caso aqui! O Felipe
> só era a pessoa mais ativa e envolvida, por também ser do time
> permanente de organização de DebConfs. Você entende o que isto
> significa?

Sim.

> O que ainda não ficou claro foi do que vocês estão reclamando quanto a
> organização de mini DCs e a candidatura da DebConf 12. O Tiago se recusou a
> listar pontos. Você poderia listá-los? Já que o passado é passado, poderia
> listar o que os incomodou com relação ao presente -- mini DCs e a
> candidatura?

É apenas o que está descrito nos meus e-mails para a lista debian-br.  Em
resumo, mesmo demonstrando bastante interesse em participar da organização da
DebConf12, não me senti convidado a isso, nem fui comunicado das decisões que
já haviam sido tomadas.

Estávamos aqui em Belo Horizonte discutindo possibilidades para o BID daqui, ou
seja, participando ativamente da organização da DebConf12 e, de repente,
descubro que o local das duas miniDebConfs já estão resolvidos.  Não achei
legal eu, que estava envolvido na organização, ficar sabendo da decisão de uma
hora para a outra.

Como falei, eu tentei me informar sobre o processo, mas a fonte que me foi
apontada, a lista debian-br, não tinha informações suficientes sobre o que
vinha acontecendo.  E mesmo demonstrando interesse em participar, não fui
convidado para a elaboração dos slides para a apresentação do Brasil na
DebConf10, e nem mesmo fiquei sabendo que haveriam slides.

Foi isso que me incomodou, e que eu já relatei na lista debian-br.

> Queira ou não você foi um dos responsáveis pela saída dele e não tem
> BID de Belo Horizonte sem o Felipe.

Não concordo.  Não me sinto nem um pouco responsável pela saída ou entrada de
qualquer pessoa na organização.

> Não tem DebConf 12 no Brasil sem o Felipe.

Discordo.  Não estou dizendo que a participação do Felipe não é importante.
Apenas não acho que, sem ele, não conseguimos organizar.

> Não haveria DebConf 4 no Brasil sem o Gleydson, Michelle e Pablo.

Sobre o que já aconteceu não há como discordar.  Mas a DebConf12 não aconteceu
ainda.

(...)
> Tenham a ombridade de pedir desculpas ao Felipe por vocês não terem
> apresentado uma lista de argumentos plausíveis por qualquer atitude
> ruim que ele possa ter tomado _quanto a esse assunto_.

Eu já apresentei meus argumentos.  E eu não tenho que justificar uma atitude
dele.

> Solicitem que ele volte para coordenar esses esforços ou se contentem em
> entrar em um avião e sair do país para ir a DebConf 12.

Não.  Primeiro que não sou seu empregado e não lhe devo satisfações.  Segundo
que essa é uma decisão que julgo caber a ele.  Não tenho a menor intenção de
fazer pressão para qualquer pessoa entrar ou sair da organização.

> É o mínimo que pode ser feito depois de tantas "desculpas" e "concordo".

Eu não pedi desculpa.  E não vejo problema em concordar com críticas que são
feitas aos meus atos.

(...)
> Me parece muito mais saudável tentar convencer o Felipe a, de fato, ser o
> coordenador da candidatura do Brasil a DebConf 12

Isso é uma decisão dele e não quero interferir.  Ele deve ter a liberdade de
decidir participar ou não, sem pressões externas.

(...)
> Eu vou sinceramente adorar discutir qualquer ponto contigo, uma vez
> que o Felipe volte para a coordenação.

Isso é uma chantagem?  Eu discuto com você, e com qualquer outra pessoa,
independentemente de condições.

(...)

> Desculpa mas esse é um erro gravíssimo. Você não sabe, mas o Felipe,
> Gleydson e Michelle sabem. Eu estive na DC4 e presenciei o quanto eles
> (Gleydson, Michelle, Pablo e outros) tiveram um trabalho absurdo.

Acredito que você não entendeu o que eu falei.  Estou falando sobre uma
pessoa liderando a organização tanto da DebConf12 quanto das miniDebConfs do
Brasil.

> [...]
> * Garantir conectividade no local;
> * Assinar contratos;
> * Lidar com patrocinadores locais e ser o ponto de contato local para
> os internacionais;
>
> Ninguém virá fazer tudo isto antes do evento por nós! Eu e Felipe
> assumimos essa bomba. Otavio, Gleydon e Michelle disseram ajudar e o
> Pablo também, apesar de ser firmemente contra a realização de outra
> DebConf em Porto Alegre. Brincando, ele disse que isto poderia causar
> problemas com a esposa dele devido ao esforço necessário.
>
> Se eu ainda não te convenci que é necessário uma coordenação local, me

Existe um time aqui em BH disposto a organizar a DebConf12.  Não disse que o
time local não é necessário.

Abraços.
(...)
--