Re: miniDebConf Brasil e DebConf12

On Wed, 1 Sep 2010 10:26:37 -0300, Gustavo Franco wrote
> [movendo para a d-d-p, deixando debian-br no Bcc]
>
> Olá,
>
> Agora que finalmente o faw, a única pessoa nesse momento que tem como
> _gastar o seu tempo e coordenar as pessoas_ para realizarmos as
> minidebconfs e termos um candidatura decente a debconf12, SAIU. Marco
> Túlio e Tiago Vaz, vocês se incomodariam de listar aqui todos os
> problemas que ele nos causou de forma que vocês evitem cometer os
> mesmos erros?

Eu não disse que ele nos causou vários problemas, então não tenho o que listar
aqui. Só considero que a forma hostil que ele trata potenciais colaboradores
tem afastado gente do Debian Brasil. Simples assim. Se você ainda não enxergou
isso e tiver disposto a saber detalhes, leia o histórico das listas. Se mesmo
lendo o histórico você não se convencer, então entramos num debate semântico
sobre o que é hostilidade e porque isso causa desmotivação nas pessoas (que
sinceramente não estou nem um pouco disposto). Eu também me reservo ao direito
de não listar o nome dos vários que já me expuseram em privado suas
desmotivações por conta das respostas rudes ao longo dos anos.

> Se vocês não fizerem nada disso em tempo hábil, eu me reservo o
> direito de pensar que vocês dois estão profundamente equivocados e
> que atacaram o Felipe indevidamente, a troco de sei lá o que e qual
> agenda. Estou lhes dando o benefício da dúvida e insisto em ler as
> suas reclamações. Se não tiverem nenhuma além de mi^3, espero que
> estejam dispostos a arcar com as consequências. Deixo aqui a
> `timeline' do projeto DC12 para que vocês reflitam sobre as suas atitudes:

Eu sinceramente não estou preocupado com o que você vai pensar e portanto
dispenso o seu benefício da dúvida. Nem estou disposto a arcar com as
consequências se algum adulto decidir voluntariamente sair da organização de
um evento que eu não estou disposto a me envolver mais do que eu geralmente
contribuo nos times específicos, fora do grupo local.

> [...]
> define a cidade. O próximo passo foi tentar viabilizar a primeira
minidebconf
> na Linuxcon Brazil ou Latinoware. O Felipe não poupou esforços para
> que isto acontecesse até então.
>
> Qualquer crítica a ele, é uma crítica a mim e a todos os que estão
> trabalhando para que a gente tenha uma candidatura decente a DC12.
> Lembrando que não ganhamos o direito de realizar a DC12 ainda, e pelo
> andar da carruagem vamos perder feio para nós mesmos. Chutar um
> membro da organização permanente da DebConf assim não me parece a atitude

Eu acho ótimo que vocês organizem a Debconf12. Quando soube que a coisa tava
sendo levada a sério não tive dúvida que Felipe é a pessoa indiscutivelmente
com maior experiência pra coordenar, foi o primeiro comentário que fiz, aqui
em casa pra minha esposa.

Mas não sei o que isso tem a ver com o fato de eu não concordar com a forma
que alguns de vocês trabalham (incluindo ele) e como respondem as críticas,
como ocorreu mais recentemente com as colocações do marcot. Meu
descontentamento com essa postura não é segredo e, parafraseando o Felipe, são
coisas "ortogonais" com a organização da DC12.

Eu separo isso também da minha relação com ele em outros aspectos, espero que
ele entenda da mesma forma, pois não quero gerar inimizade nem rancor com essa
opinião. Numa ocasião passada relacionada ao BrDesktop já ficou claro que é
difícil trabalharmos juntos, mas foi superado, somos adultos e capazes de
lidar com essas diferenças.

> Reiteiro que aguardo ansiosamente uma lista concisa de reclamações
> para que possamos corrigir a rota, e digo que não estou apto e

Desculpe, mas espero que você tenha outra maneira de contornar sua ansiedade,
pois como eu não pretendo trabalhar com vocês, eu não tenho motivação pra
fazer uma lista concisa de reclamações e tentar consertar as coisas. Eu até
faria isso se achasse que o resultado seria ruim, mas estou certo que farão um
grande evento se decidirem continuar na organização. O problema é que eu só
consigo me envolver em projetos em que o processo (meio) seja mais
recompensador do que o resultado (fim), e não o contrário.

> motivado a realizar a coordenação das miniDCs e de uma eventual DC12
> sem a participação do Felipe. Se a intenção era não termos DC12, a
> tática de terra arrasada está funcionando. 1 a 0 para vocês. O jogo
> não terminou ainda.

Acho que marquei um gol contra, então. Desculpem. Espero que eu tenha
esclarecido aqui que não tenho "agenda" e gostaria que nem você nem o Felipe
saíssem da organização da DC12.

Abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz