Re: Confirmação de leitura

On 02/19/2007 04:38 PM, Bruno Schneider wrote:
> Eu realmente gostaria de parar com esse assunto, mas recebendo uma
> mensagem assim, que me trata como se eu fosse um bobão que não sabe o
> que fala, não há condições...

	Sinto muito, mas em alguns pontos você parece não saber do
que fala, especialmente com o sistema de combate a SPAMs das listas
do Debian.

> Eu não tenho a intenção de rebater as "explicações" do Felipe porque
> essa discussão não é sobre vantagens e desvantagens de se fazer isso
> ou aquilo. É sobre a necessidade de participação dos usuários da lista
> nas decisões. Nisso, o Felipe já deixou bem clara a sua posição: não é
> preciso ouvir as pessoas, eles (o Felipe, os list masters e os DDs)
> sabem o que é melhor para o resto. Infelizmente, o silêncio dos que
> vêm aqui reclamar de tempos em tempos lhe dá razão: a grande maioria
> parece estar satisfeita com o funcionamento da lista.

	Não, o que eu disse é que é *cultural*, não técnico. Faz
parte da cultura do Debian ter as listas abertas e argumentos
técnicos dificilmente vão mudar isso. Recentemente pediu-se pra
incluir em outra lista do Debian o nome da lista no título das
mensagens e historicamente não se faz isso por causa dos clientes
de e-mail em terminais (80 colunas).

	Eu não mude a minha posição ou o que eu disse, inclusive
ofereci ajuda pra você falar com os listmasters.

> Apesar disso, tem alguns parágrafos que eu não posso deixar de responder:

	Yeah... sure.

> Ótimo! Não é preciso informar porque as pessoas não se interessam por
> procurar a informação. Talvez a gente devesse acabar com o código
> aberto, afinal, as pessoas não se interessam por ler o código dos
> programas.

	Eu só disse que dúvido. Não disse pra você não fazer, nem
disse que não vai resolver, se funcionar ficarei feliz em divulgar.

> Sei. São as medidas as tradicionais.

	Não, não são as medidas tradicionais.

> Como eu disse antes, usa-se um
> sistema que analisa o conteúdo das mensagens para identificar spam.

	Isso é _um_ dos recursos utilizados. Usam-se vários outros
e se você *realmente* soubesse o número de SPAMs que _não_ chegam
às listas eu acho que mudaria um pouco de opinião.

> Verifica-se black-lists e precisa-se da interação dos usuários
> (clicando no botão de spam report) para ajudar a definir os pesos das
> regras. E olha que eu sei disso, sem qualquer envolvimento com o
> processo ou com as pessoas que fazem isso.

	O Report Spam só funciona pra limpar o arquivo, as regras
são adicionadas via report-listspam. Que são sistemas diferentes.

> Eu já combati diretamente o spam na UFLA e acho que esse é o pior
> método possível. Você tem o direito de discordar, mas isso não faz de
> mim um leigo no assunto.

	Não falei que você era leigo no assunto, apenas disse
que acreditava que você desconhecia as técnicas de anti-SPAM
que o Debian implementa, dizer que usar-análise de conteúdo é
um tanto quanto genérico, já que a maioria dos sistemas
anti-spam, de forma direta ou indireta se baseiam nisso.

> Obviamente eu não sei quantos spams são
> barrados todos os dias, mas não é difícil imaginar que sejam MUITOS.
> Vocês espalham toneladas de linguiça pelas ruas da cidade e se
> assustam com o número de cachorros que aparecem depois?

	Não, eu não me assusto. Mas continuo achando que é um
bom trabalho dado o número de listas, o número de assinantes e
o atual número de SPAMs que passam pelos filtros.

> Meu conceito a seu respeito caiu bastante.

	Agradecido pela parte que me toca. :)

> Você mostrou orgulho no
> sistema que eu acabei de criticar, depois demonstrou que nem sequer
> entendeu o que disse. Aprovar mensagens manualmente? Fala sério...

	Como você vai aprovar as mensagens legítimas que não
podem entrar na lista porque o usuário não está inscrito?
"Sender call-out?" "Mensagem de confirmação"?

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)