Re: como diminuir o tamanho de uma partição?

Em 11/08/05, Marcio de Araujo Benedito<chinabhz@yahoo.com.br> escreveu:

> [...]
>
> 1) Não é qualquer filesystem que suporta resize não-destrutiuvo;
> 2) Dependendo do filesystem voce tem de instalar as ferramentas
> especificas para ele a aprender a usar corretamente;
> 3) Dependendo da geometria do disco, o trabalho das cabeças de leitura
> pode ficar sobrecarregado.
>
> Se fosse eu, fazia um backup dos dados relevantes e refazia o
> particionamento do disco, depois reinstalaria tudo do zero e voltaria o
> backup dos dados. O Debian tem excelentes possibilidades de fazer uma
> instalação nova a partir de uma antiga, mantendo inclusive as

Se eu fosse vc tb faria isso!

ou até mesmo trablhando com imagens, geraria uma imagem para outro disco.
reparticionaria o disco do zero e depois descompactaria a imagem.

se não me engano aki na lista teve uma caso recente desse e o cara
usou o dd para copiar as partições inteiras e funfou.

:-)

--
Guilherme Rocha
Consultor de Serviços