como diminuir o tamanho de uma partição?

Pessoal, estou tentando usar o qtparted para diminuir o tamanho de uma
partição, mas não consegui porque a partição que eu quero diminuir
estava montada, então tentei usando o cd do kurumin, mas não adianta.

O negócio é que o hd só tem o linux instalado e só tem uma partição,
quero diminuir essa partição na metade para formatar a outra parte sem
precisar formatar a primeira.

Pra isso eu preciso reduzir o tamanho da partição com ela montada, tem
como? sem usar partition magic? To pesquisando no google, mas tá
dificil...

Um abraço a todos