Re: como diminuir o tamanho de uma partição?

* RicardoFunke (ricardo.debian@gmail.com) wrote:

> Beleza Marcos, valeu
>
> Mas será que vocês, ou alguém, conhecem um aplicativo que possa então,
> diminuir essa partição com um dispositivo de boot, tipo disquete ou
> cd-rom? to procurando no google, mas já estou começando a achar que
> não tem...

Use um liveCD, mas eu prefiro um diskete. Mas ANTES, tenha em mente que:

1) Não é qualquer filesystem que suporta resize não-destrutiuvo;
2) Dependendo do filesystem voce tem de instalar as ferramentas
especificas para ele a aprender a usar corretamente;
3) Dependendo da geometria do disco, o trabalho das cabeças de leitura
pode ficar sobrecarregado.

Se fosse eu, fazia um backup dos dados relevantes e refazia o
particionamento do disco, depois reinstalaria tudo do zero e voltaria o
backup dos dados. O Debian tem excelentes possibilidades de fazer uma
instalação nova a partir de uma antiga, mantendo inclusive as
configurações.

[]'s
--
Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial, pois
se fosse para ser confidencial não poderia estar trafegando por