Re: como diminuir o tamanho de uma partição?

Guilherme a partição que eu quero diminuir é ext3, essa partição é
primária, o kurumin que eu usei era a última versão.

O qtparted não diminui se a partição estiver montada? porque eu também
tentei sem usar o kurumin, direto no Debian e a opção resize fica
desabilitada sem nenhuma explicação. Gostaria de um aplicativo que
diminuisse mesmo com a partição montada, pq eu conseguia isso com o
Partition Magic no windows. Se não, como eu deveria proceder? Tem como
criar um cd de boot só com o qtparted? ou outra solução que eu possa
diminuir essa partição?

Valeu!