Re: [OT] Preguiça em AJUDAR (era e-mail da linha de comando)

On Mon, 8 Aug 2005, Gustavo Noronha Silva wrote:
> [...]

Se ninguém responder perguntas fáceis, as mesmas ficam sem resposta. O
quanto a pergunta é fácil depende de quem responde ou quem pergunta.

O que tem acabar é a "onda" de que mandar ler o man ou o /usr/share/doc do
pacote é resposta mal-criada. Tudo bem, que este deveria ser o
comportamento default mas, às vezes, o usuário nem sabe que comando usar.
Neste caso, dar como resposta "-leia a página do manual para obter mais
detalhes" é uma excelente resposta.

> Eu prefiro responder a uma mensagem assim:
>
> "Pessoal, preciso saber como fazer X... já pesquisei na internet e li os
> documentos relevantes mas só funciona Y e dá a seguinte mensagem de
> erro: *msg de erro aqui*. Tentei isso e aquilo e não funcionou. Alguma
> idéia?"
>
> Do que:
>
> "Alguém sabe como fazer X?"

Excelente exemplo!
Estas eu deixo para o China responder :D))
P: "Alguém sabe como fazer X?"
R: Eu.

Este tipo de  resposta  é precisa, responde completamente à
pergunta feita e não é má-educada. Não sei por que as pessoas se sentiriam
ofendidas com esta resposta.

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386