Re: quota mensal de dowloads via programas p2p

Marcio de Araujo Benedito wrote:

* Marcos Vinicius Lazarini (lazarini@nics.unicamp.br) wrote:

Uma saida paleativa é pedir pro cidadão limitar pelo menos o
upload... (50% do máximo uplink seria razoavel, já que vc divide com
vários) o upload no máximo aniquila toda a interatividade

Hoje de manha eu despluguei o cabo dele do hub, para eu poder navegar no
site do banco e fazer umas operações que se faziam necessárias antes do
expediente bancário. Vou conversar com ele hoje a noite, mas como o cara
ainda é uma criança estou prevendo que ele vai chorar até.

Vou falar uma coisa: ainda estou pra ver um sistema desse de controle de banda que realmente funcione pra valer num ADSL (mantendo a interatividade). Eu acho que a maioria deles funciona, mas só a partir de uma certa velocidade, para que a latência mínima se reduza, diminuindo a sensibilidade do algoritmo.

Em casa, com 128 kbit/s de upload, passam mais ou menos 10 a 11 pacotes de 1500 bytes por segundo (MTU da ethernet). Uma titubeada que o algoritmo der, e lá se foram 100ms de latência pro infeliz que estava querendo usar ssh naquela hora...

--
Marcos