Re: quota mensal de dowloads via programas p2p

Em Seg, 2005-01-24 às 08:20 -0200, Suzana Oliveira escreveu:
> Oi Paulo, obrigada pela dica
> mas ai no caso eh pra downloads via http ne?
> eu to querendo algo pra fazer uma quota somente em programas p2p.
> chegando ao limite da quota,os downloads via p2p ficam suspensos ate o fim
> do mes, mas os via http ou ftp continuam..
>
> Suzana
> su@infonet.com.br

Olá Suzana

não, no caso o quota do pom funciona para qualquer tipo de porta que vc
desejar. eu colei o exemplo da documentação do netfilter Patch o Matic,
e se vc quizer pode colocar quota como vc quizer

explo
iptables -A FORWARD -p tcp --dport 80 -m quota --quota 52428800 -j
ACCEPT
iptables -A FORWARD -p tcp --dport 80 -j DROP

veja que eu mudei o exemplo deles e usei a chain FORWARD. Na regra acima
tudo que for para a porta 80 terá a quota de 50M. Vc pode usar as regras
normais do iptables para colocar a quota onde vc quizer.

espero que por este exemplo tenha ficado + claro.

Uma parte um pouco mais difícil será selecionar as portas que vc usa
para o p2p que são dinamicas, mas aí é outra história...90) a ser
solucionado com o pom do iptables.

ats