quota mensal de dowloads via programas p2p

Oi, preciso de uma solução para controle de programas p2p.

Eu ja olhei varios dos topicos mas nenhum deles falou do que eu quero: quota mensal para cada usuario no uso de programas p2p.

trabalho no setor de redes do cpd de uma univesidade. Levem em consideracao que o trafego de informacoes dentro de uma universidade federal é muito grande.

e queremos implementar algo assim:

Nós achamos interessante o uso de programas p2p, por isso nao queremos barrar nem definir um limite de banda, mas queremos apenas definir uma quota mensal que um usuario poderá baixar atraves de tais programas. Alcancando a quota, o uso do programa sera bloqueado ate o mes seguinte e por ai vai.

Por enquanto usamos o red hat 8, mas vamos migrar pro debian nos proximos dias.

Alguem tem alguma sugestao de solução?

agradeço
Suzana
su@infonet.com.br