Re: Mutt, uma semana depois

No dia 15/01/2005 às 10:48,
"G.Paulo" <linuser@terra.com.br> escreveu:

> Pessoal: Tentei usar o mutt há alguns meses. Claro que não fui muito
> insistente, mas comparando com os recursos do Sylpheed Claws, não vejo
> nenhuma vantagem no mutt. Também consultei a página do projeto, sem
> grandes surpresas.  Desculpem a ignorancia, mas que bom motivo haveria
> para trocar o Sylpheed por um aplicativo baseado em texto, como o mutt?

Minha história com clientes de e-mail começou com o Netscape, passou pelo
Mozilla, Evolution, Sylpheed-Claws e então o Mutt.

Se tivesse que eleger um leitor de e-mail *gráfico*, certamente seria o
Sylpheed, porque é enxuto, leve, e razoavelmente configurável.

Entretanto, o Mutt é excepcional, algumas características são:

- muito leve, tanto para carregar como na execução;

- *extremamente* flexível/configurável;

- pode ser acessado facilmente de forma remota, em virtualmente qualquer
  terminal;

- induz o usuário a seguir a filosofia Unix, isto é, cada programa faz
  apenas "uma" coisa, bem executada, e depois esses programas interagem
  entre si.  Com o 'Mutt' eu uso, o fetchmail, mailfilter, postfix,
  procmail, bogofilter, vim, w3m, fortune, entre outros;

- possui conceitos extremamente úteis e configuráveis, como o *-hook e as
  macros;

- é mais estável, seguro e maduro;

- por ser baseado em teclas de atalho, as operações tendem a ser mais
  rápidas --depois de assimilado os comandos;

- procura de mensagens usando expressões regulares, bem como filtra
  mensagens de acordo com um padrão.

--
Douglas Augusto
                                                                 [Netiqueta]